Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4824
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Lais Alice Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://orcid.org/0000-0002-4226-486X | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mariano, Sangelita Miranda Franco | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1240496516313247 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Libanio, Weverto Oliveira da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7172336784704571 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Karolina de Jesus Inacio | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7957998261886212 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-14T17:42:14Z | - |
dc.date.available | 2024-10-02 | - |
dc.date.available | 2024-10-14T17:42:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4824 | - |
dc.description.abstract | The Covid-19 pandemic significantly impacted education, affecting the literacy process. This study aims to understand the challenges faced by the school institution in comparison to families during literacy in pandemic times. We conducted a bibliographic review in the SciELO database, using descriptors such as “literacy,” “family,” “remote learning,” “Covid-19,” and “pandemic.” Through content analysis, we selected eight relevant articles that addressed the topic. The results indicate that the main challenges faced by families were: difficulties in using digital technologies as a pedagogical tool, challenges in organizing and planning the educational process, and the lack of time for families due to their professional responsibilities. We conclude that many of these challenges persist even in faceto-face teaching, highlighting the need to deepen investigations and discussions about the relationship between family and school in literacy. | pt_BR |
dc.description.resumo | A pandemia de Covid-19 impactou significativamente a educação, afetando o processo de alfabetização. Este estudo visa compreender os desafios enfrentados pela instituição escolar em dentrimentoas famílias durante a alfabetização em tempos de pandemia. Realizamos uma pesquisa bibliográfica na base de dados da SciELO, utilizando descritores como “alfabetização”, “família”, “ensino remoto”, “Covid-19” e “pandemia”. Por meio da análise de conteúdo, selecionamos oito artigos relevantes que abordavam a temática. Os resultados indicam que os principais desafios enfrentados pelas famílias foram: dificuldades no uso de tecnologias digitais como ferramenta pedagógica, desafios em organizar e planejar o processo educacional e a falta de tempo das famílias devido às suas responsabilidades profissionais. Concluímos que muitos desses desafios persistem mesmo no ensino presencial, destacando a necessidade de aprofundar investigações e debates sobre a relação entre família e escola na alfabetização. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Karolina de Jesus Inacio Silva (karolina.inacio@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-10-11T00:47:34Z No. of bitstreams: 2 Termo_Karolina Inácio.pdf: 434633 bytes, checksum: 840cfeea7283b661f324c93822201c5c (MD5) tcc_Karolina Inacio.pdf: 606468 bytes, checksum: 4c4fede764d008444307a8146230d33f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2024-10-14T03:19:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo_Karolina Inácio.pdf: 434633 bytes, checksum: 840cfeea7283b661f324c93822201c5c (MD5) tcc_Karolina Inacio.pdf: 606468 bytes, checksum: 4c4fede764d008444307a8146230d33f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2024-10-14T17:42:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo_Karolina Inácio.pdf: 434633 bytes, checksum: 840cfeea7283b661f324c93822201c5c (MD5) tcc_Karolina Inacio.pdf: 606468 bytes, checksum: 4c4fede764d008444307a8146230d33f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-10-14T17:42:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo_Karolina Inácio.pdf: 434633 bytes, checksum: 840cfeea7283b661f324c93822201c5c (MD5) tcc_Karolina Inacio.pdf: 606468 bytes, checksum: 4c4fede764d008444307a8146230d33f (MD5) Previous issue date: 2024-10-02 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Morrinhos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Desafio das famílias | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.title | ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS ESCOLAS NO ENSINO REMOTO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo_Karolina Inácio.pdf | 424,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcc_Karolina Inacio.pdf | 592,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.