Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4824
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Lais Alice Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://orcid.org/0000-0002-4226-486Xpt_BR
dc.contributor.referee1Mariano, Sangelita Miranda Franco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240496516313247pt_BR
dc.contributor.referee2Libanio, Weverto Oliveira da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7172336784704571pt_BR
dc.creatorSilva, Karolina de Jesus Inacio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7957998261886212pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-14T17:42:14Z-
dc.date.available2024-10-02-
dc.date.available2024-10-14T17:42:14Z-
dc.date.issued2024-10-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4824-
dc.description.abstractThe Covid-19 pandemic significantly impacted education, affecting the literacy process. This study aims to understand the challenges faced by the school institution in comparison to families during literacy in pandemic times. We conducted a bibliographic review in the SciELO database, using descriptors such as “literacy,” “family,” “remote learning,” “Covid-19,” and “pandemic.” Through content analysis, we selected eight relevant articles that addressed the topic. The results indicate that the main challenges faced by families were: difficulties in using digital technologies as a pedagogical tool, challenges in organizing and planning the educational process, and the lack of time for families due to their professional responsibilities. We conclude that many of these challenges persist even in faceto-face teaching, highlighting the need to deepen investigations and discussions about the relationship between family and school in literacy.pt_BR
dc.description.resumoA pandemia de Covid-19 impactou significativamente a educação, afetando o processo de alfabetização. Este estudo visa compreender os desafios enfrentados pela instituição escolar em dentrimentoas famílias durante a alfabetização em tempos de pandemia. Realizamos uma pesquisa bibliográfica na base de dados da SciELO, utilizando descritores como “alfabetização”, “família”, “ensino remoto”, “Covid-19” e “pandemia”. Por meio da análise de conteúdo, selecionamos oito artigos relevantes que abordavam a temática. Os resultados indicam que os principais desafios enfrentados pelas famílias foram: dificuldades no uso de tecnologias digitais como ferramenta pedagógica, desafios em organizar e planejar o processo educacional e a falta de tempo das famílias devido às suas responsabilidades profissionais. Concluímos que muitos desses desafios persistem mesmo no ensino presencial, destacando a necessidade de aprofundar investigações e debates sobre a relação entre família e escola na alfabetização.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karolina de Jesus Inacio Silva (karolina.inacio@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-10-11T00:47:34Z No. of bitstreams: 2 Termo_Karolina Inácio.pdf: 434633 bytes, checksum: 840cfeea7283b661f324c93822201c5c (MD5) tcc_Karolina Inacio.pdf: 606468 bytes, checksum: 4c4fede764d008444307a8146230d33f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2024-10-14T03:19:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo_Karolina Inácio.pdf: 434633 bytes, checksum: 840cfeea7283b661f324c93822201c5c (MD5) tcc_Karolina Inacio.pdf: 606468 bytes, checksum: 4c4fede764d008444307a8146230d33f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2024-10-14T17:42:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo_Karolina Inácio.pdf: 434633 bytes, checksum: 840cfeea7283b661f324c93822201c5c (MD5) tcc_Karolina Inacio.pdf: 606468 bytes, checksum: 4c4fede764d008444307a8146230d33f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-14T17:42:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo_Karolina Inácio.pdf: 434633 bytes, checksum: 840cfeea7283b661f324c93822201c5c (MD5) tcc_Karolina Inacio.pdf: 606468 bytes, checksum: 4c4fede764d008444307a8146230d33f (MD5) Previous issue date: 2024-10-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectDesafio das famíliaspt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS ESCOLAS NO ENSINO REMOTOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_Karolina Inácio.pdf424,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Karolina Inacio.pdf592,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.