Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4822
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | DESAFIOS E AVANÇOS NA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA |
Autor(es): | Oliveira, Pâmela Dias De |
Primeiro Orientador: | Santos, Laís Alice Oliveira |
Primeiro Membro da Banca: | Bergamo, Thelma Maria de Moura |
Segundo Membro da Banca: | Piovezan, Patrícia Regina |
Resumo: | Este estudo investiga os desafios e avanços da inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil. A partir de uma análise documental e bibliográfica, exploram-se como as políticas públicas têm evoluído para garantir o direito à educação inclusiva e como se reverbera como desafios e possibilidades no espaço educacional. O artigo examina a formação de professores, as políticas de suporte educacional e o impacto da inclusão no desenvolvimento social e acadêmico de estudantes com TEA. Conclui-se que, embora haja progresso, a implementação efetiva de práticas inclusivas ainda enfrenta barreiras estruturais e pedagógicas significativas, sendo a formação contínua de educadores um dos caminhos apontados nos estudos para aprimorar a inclusão de alunos com TEA. |
Abstract: | This study investigates the challenges and advancements in the school inclusion of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Brazil. Through a documentary and bibliographic analysis, it explores how public policies have evolved to ensure the right to inclusive education and how these developments reflect both challenges and opportunities in the educational environment. The article examines teacher training, educational support policies, and the impact of inclusion on the social and academic development of students with ASD. It concludes that, although progress has been made, the effective implementation of inclusive practices still faces significant structural and pedagogical barriers, with continuous educator training being identified as a key pathway to improving the inclusion of students with ASD. |
Palavras-chave: | Inclusão Escolar Transtorno do Espectro do Autista (TEA) Políticas Públicas |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Morrinhos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4822 |
Data do documento: | 2-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pâmela Dias De Oliveira - Artigo TCC.pdf | Artigo | 785,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO.pdf | Termo de Ciência e de Autorização | 733,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.