Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4822
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Laís Alice Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://orcid.org/0000-0002-4226-486Xpt_BR
dc.contributor.referee1Bergamo, Thelma Maria de Moura-
dc.contributor.referee2Piovezan, Patrícia Regina-
dc.creatorOliveira, Pâmela Dias De-
dc.creator.Latteshttps://orcid.org/0009-0000-2705-7590pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-14T17:27:40Z-
dc.date.available2024-10-11-
dc.date.available2024-10-14T17:27:40Z-
dc.date.issued2024-10-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4822-
dc.description.abstractThis study investigates the challenges and advancements in the school inclusion of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Brazil. Through a documentary and bibliographic analysis, it explores how public policies have evolved to ensure the right to inclusive education and how these developments reflect both challenges and opportunities in the educational environment. The article examines teacher training, educational support policies, and the impact of inclusion on the social and academic development of students with ASD. It concludes that, although progress has been made, the effective implementation of inclusive practices still faces significant structural and pedagogical barriers, with continuous educator training being identified as a key pathway to improving the inclusion of students with ASD.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo investiga os desafios e avanços da inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil. A partir de uma análise documental e bibliográfica, exploram-se como as políticas públicas têm evoluído para garantir o direito à educação inclusiva e como se reverbera como desafios e possibilidades no espaço educacional. O artigo examina a formação de professores, as políticas de suporte educacional e o impacto da inclusão no desenvolvimento social e acadêmico de estudantes com TEA. Conclui-se que, embora haja progresso, a implementação efetiva de práticas inclusivas ainda enfrenta barreiras estruturais e pedagógicas significativas, sendo a formação contínua de educadores um dos caminhos apontados nos estudos para aprimorar a inclusão de alunos com TEA.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Pamela Dias de Olivera (pamela.dias@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-10-11T14:43:37Z No. of bitstreams: 2 Pâmela Dias De Oliveira - Artigo TCC.pdf: 804326 bytes, checksum: 1fb7e17f18d0de93f3e0f2dc7f6ab89a (MD5) TERMO.pdf: 751198 bytes, checksum: 9dd99c9eb1f7761555528aa2306de4f0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2024-10-14T17:24:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Pâmela Dias De Oliveira - Artigo TCC.pdf: 804326 bytes, checksum: 1fb7e17f18d0de93f3e0f2dc7f6ab89a (MD5) TERMO.pdf: 751198 bytes, checksum: 9dd99c9eb1f7761555528aa2306de4f0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2024-10-14T17:26:45Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Pâmela Dias De Oliveira - Artigo TCC.pdf: 804326 bytes, checksum: 1fb7e17f18d0de93f3e0f2dc7f6ab89a (MD5) TERMO.pdf: 751198 bytes, checksum: 9dd99c9eb1f7761555528aa2306de4f0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-14T17:27:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Pâmela Dias De Oliveira - Artigo TCC.pdf: 804326 bytes, checksum: 1fb7e17f18d0de93f3e0f2dc7f6ab89a (MD5) TERMO.pdf: 751198 bytes, checksum: 9dd99c9eb1f7761555528aa2306de4f0 (MD5) Previous issue date: 2024-10-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro do Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleDESAFIOS E AVANÇOS NA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pâmela Dias De Oliveira - Artigo TCC.pdfArtigo785,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO.pdfTermo de Ciência e de Autorização733,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.