Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4786
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: RELAÇÕES ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA
metadata.dc.creator: Rezende, Roberta Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Natália Carvalhaes de
metadata.dc.description.resumo: Resumo Este trabalho aborda a formação continuada de professores dos anos iniciais, com ênfase na integração das tecnologias digitais no ensino. A temática é relevante diante das transformações tecnológicas que impactam a educação, exigindo que os professores atualizem constantemente suas práticas pedagógicas para acompanhar essas mudanças. A formação continuada é essencial para o desenvolvimento profissional dos docentes, promovendo uma educação de qualidade e inclusiva. O objetivo da pesquisa é analisar a produção acadêmica sobre a inserção da tecnologia na formação continuada de professores dos anos iniciais e suas possíveis contribuições para o trabalho pedagógico. A metodologia adotada foi uma pesquisa quantitativa com levantamento bibliográfico, realizado no Portal de Periódicos CAPES, utilizando descritores específicos como "formação continuada", "tecnologias" e "anos iniciais" para identificar artigos relevantes. Os critérios para o recorte dos descritores incluíram a relevância temporal (últimos 10 anos) e o foco na aplicação pedagógica das tecnologias. Os resultados indicam que a maioria das pesquisas foca no ensino fundamental, especialmente nos anos iniciais, e utiliza metodologias qualitativas, empíricas e de pesquisa-ação. Os estudos destacam a importância de desenvolver competências digitais nos professores para integrar tecnologias de forma eficaz, enfrentando desafios como a resistência à mudança e a falta de infraestrutura. A formação continuada com tecnologias digitais enriquece o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais interativo, ao promover maior engajamento dos alunos, e colaborativo, facilitando a cooperação entre docentes e discentes, e é crucial para preparar os professores para os desafios educacionais do século XXI.
Abstract: This paper deals with the continuing education of early years teachers, with an emphasis on integrating digital technologies into teaching. The topic is relevant given the technological transformations impacting education, requiring teachers to constantly update their pedagogical practices to keep up with these changes. Continuing education is essential for the professional development of teachers, promoting quality and inclusive education. The aim of this research is to analyze the academic production on the inclusion of technology in the continuing education of early years teachers and its possible contributions to pedagogical work. The methodology adopted was a quantitative bibliographic survey carried out on the CAPES Journal Portal, using specific descriptors such as “continuing education”, “technologies” and “early years” to identify relevant articles. Translated with DeepL.com (free version)The criteria for selecting the descriptors included relevance in time (last 10 years) and a focus on the pedagogical application of technologies. The results indicate that most research focuses on primary education, especially in the early years, and uses qualitative, empirical and action-research methodologies. The studies highlight the importance of developing digital competencies in teachers in order to integrate technologies effectively, facing challenges such as resistance to change and lack of infrastructure. Continuous training with digital technologies enriches the teaching-learning process, making it more interactive by promoting greater student engagement, and collaborative by facilitating cooperation between teachers and students, and is crucial to preparing teachers for the educational challenges of the 21st century.
Keywords: Formação Continuada
Tecnologia
Educação Básica
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Trindade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4786
Issue Date: 25-Jun-2024
Appears in Collections:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo científico_Roberta Pereira Rezende..docx (1).pdf1,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.