Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4779
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS NAS ESCOLAS |
Título(s) alternativo(s): | THE IMPORTANCE OF VEGETABLE PRODUCTION IN SCHOOLS |
Autor(es): | Silva, Viviane Vaz |
Primeiro Orientador: | Guimarães, Anicézio |
Primeiro Membro da Banca: | Nascimento, Emerson |
Segundo Membro da Banca: | Pontes, Matheus |
Resumo: | A preservação ambiental e a alimentação saudável são assuntos de primeira pauta atualmente no Brasil e no mundo. O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da produção de hortaliças nas escolas como uma ferramenta para promover a educação alimentar e nutricional dos alunos. Para tanto, foi realizada a construção de uma horta com os alunos do 4° Ano de uma escola pública, onde foram cultivadas diversas espécies como alface, couve, cenoura, pimenta, salsa, cebolinha entre outras, que constituiu em um espaço multidisciplinar para disciplinas das diversas áreas do conhecimento. Também, por meio de um estudo bibliográfico, foi possível compreender a relevância da inserção de hortaliças na rotina escolar, não apenas como uma fonte de alimentos saudáveis, mas também como uma estratégia para sensibilizar os alunos em relação à origem dos alimentos e incentivá-los a adotar hábitos alimentares saudáveis e conscientes. Ao promover a produção de hortaliças na escola, os alunos tiveram a oportunidade de participar ativamente do cultivo das plantas, aprender sobre os cuidados necessários para seu desenvolvimento e, consequentemente, estabelecer uma relação mais próxima com a natureza e com a alimentação saudável. Assim, a produção de hortaliças nas escolas se mostra como uma importante ferramenta para promover a educação alimentar e nutricional dos alunos, contribuindo para a formação de hábitos saudáveis e conscientes em relação à alimentação, promovendo também a valorização dos alimentos frescos e minimamente processados. |
Abstract: | Environmental preservation and healthy eating are currently top of the agenda in Brazil and around the world. The aim of this work is to analyze the importance of vegetable production in schools as a tool for promoting food and nutrition education among students. To this end, a vegetable garden was built with 4th grade students from a public school, where various species such as lettuce, cabbage, carrots, peppers, parsley, spring onions and others were grown, providing a multidisciplinary space for subjects from different areas of knowledge. Also, through a bibliographic study, it was possible to understand the importance of including vegetables in the school routine, not only as a source of healthy food, but also as a strategy to sensitize students to the origin of food and encourage them to adopt healthy and conscious eating habits. By promoting the production of vegetables at school, students have had the opportunity to actively participate in the cultivation of the plants, learn about the care needed for their development and, consequently, establish a closer relationship with nature and healthy eating. The production of vegetables in schools is therefore an important tool for promoting food and nutrition education among students, helping to form healthy and conscious eating habits and promoting the value of fresh and minimally processed foods. |
Palavras-chave: | Produção de hortaliças Alimentação Saudável Educação Ambiental |
Área do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Catalão |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4779 |
Data do documento: | 8-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Naturais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_ Viviane Vaz de Lima.pdf | TCC_Viviane | 1,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.