Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4779
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guimarães, Anicézio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3804498411718314pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Emerson-
dc.contributor.referee2Pontes, Matheus-
dc.creatorSilva, Viviane Vaz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3804498411718314pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-20T17:35:55Z-
dc.date.available2024-10-01-
dc.date.available2024-09-20T17:35:55Z-
dc.date.issued2024-08-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4779-
dc.description.abstractEnvironmental preservation and healthy eating are currently top of the agenda in Brazil and around the world. The aim of this work is to analyze the importance of vegetable production in schools as a tool for promoting food and nutrition education among students. To this end, a vegetable garden was built with 4th grade students from a public school, where various species such as lettuce, cabbage, carrots, peppers, parsley, spring onions and others were grown, providing a multidisciplinary space for subjects from different areas of knowledge. Also, through a bibliographic study, it was possible to understand the importance of including vegetables in the school routine, not only as a source of healthy food, but also as a strategy to sensitize students to the origin of food and encourage them to adopt healthy and conscious eating habits. By promoting the production of vegetables at school, students have had the opportunity to actively participate in the cultivation of the plants, learn about the care needed for their development and, consequently, establish a closer relationship with nature and healthy eating. The production of vegetables in schools is therefore an important tool for promoting food and nutrition education among students, helping to form healthy and conscious eating habits and promoting the value of fresh and minimally processed foods.pt_BR
dc.description.resumoA preservação ambiental e a alimentação saudável são assuntos de primeira pauta atualmente no Brasil e no mundo. O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da produção de hortaliças nas escolas como uma ferramenta para promover a educação alimentar e nutricional dos alunos. Para tanto, foi realizada a construção de uma horta com os alunos do 4° Ano de uma escola pública, onde foram cultivadas diversas espécies como alface, couve, cenoura, pimenta, salsa, cebolinha entre outras, que constituiu em um espaço multidisciplinar para disciplinas das diversas áreas do conhecimento. Também, por meio de um estudo bibliográfico, foi possível compreender a relevância da inserção de hortaliças na rotina escolar, não apenas como uma fonte de alimentos saudáveis, mas também como uma estratégia para sensibilizar os alunos em relação à origem dos alimentos e incentivá-los a adotar hábitos alimentares saudáveis e conscientes. Ao promover a produção de hortaliças na escola, os alunos tiveram a oportunidade de participar ativamente do cultivo das plantas, aprender sobre os cuidados necessários para seu desenvolvimento e, consequentemente, estabelecer uma relação mais próxima com a natureza e com a alimentação saudável. Assim, a produção de hortaliças nas escolas se mostra como uma importante ferramenta para promover a educação alimentar e nutricional dos alunos, contribuindo para a formação de hábitos saudáveis e conscientes em relação à alimentação, promovendo também a valorização dos alimentos frescos e minimamente processados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Matheus de Mesquita e Pontes (matheus.mesquita@ifgoiano.edu.br) on 2024-09-20T01:04:37Z No. of bitstreams: 1 TCC - Viviane.pdf: 1440826 bytes, checksum: 3d09fb47e206865f8b09af4e443fc5c4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-09-20T17:35:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Viviane.pdf: 1440826 bytes, checksum: 3d09fb47e206865f8b09af4e443fc5c4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-20T17:35:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Viviane.pdf: 1440826 bytes, checksum: 3d09fb47e206865f8b09af4e443fc5c4 (MD5) Previous issue date: 2024-08-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Catalãopt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução de hortaliçaspt_BR
dc.subjectAlimentação saudávelpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS NAS ESCOLASpt_BR
dc.title.alternativeTHE IMPORTANCE OF VEGETABLE PRODUCTION IN SCHOOLSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ Viviane Vaz de Lima.pdfTCC_Viviane1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.