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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: PESPECTIVA DO ASSOCIADO SOBRE A TECNOLOGIA UTILIZADA PELA COOPERATIVA SICREDI
metadata.dc.creator: Alves; Silva, Dayane Souza Almeida; Patrícia Vaz da Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Alves, Ivan
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Ivan
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Rhennan Lazaro de Paulo
metadata.dc.contributor.referee3: Carvalho, Ricardo Marques de
metadata.dc.description.resumo: As cooperativas de crédito são constituídas por um grupo de pessoas jurídicas, onde prestam serviços financeiros aos seus associados. Assim, o principal objetivo foi identificar a percepção do cooperado em relação a qualidade do atendimento e ao uso das tecnologias adotadas pelo setor. A adoção da Tecnologia de Informação (TI) pelos bancos brasileiros começou no início da década de 60, sendo que hoje em dia os investimentos para a área de TI representam a maioria dos orçamentos anuais nas redes bancárias. Nos últimos anos as cooperativas de créditos estão crescendo mais rapidamente que os bancos, aumentando a quantidade de cooperados pois oferecem produtos e serviços financeiros. A metodologia do presente artigo foi dividido em duas etapas, onde a primeira foi realizado a revisão de literatura e na segunda etapa uma pesquisa, sendo classificada como descritiva. A cooperativa Sicredi tem apresentado junto aos seus clientes um atendimento de boa qualidade onde 81,19% dos entrevistados estão totalmente satisfeitos e 16,83% estão parcialmente satisfeito. Portanto, diante da pesquisa foi possível atingir o objetivo proposto no estudo, onde possibilitou tirar conclusões concretas e verdadeiras contribuindo para melhoria das estratégias que podem ser implementadas junto a cooperativa.
Abstract: Credit unions are constituted by a group of legal entities, where they provide financial services to their members. Thus, the main objective was to identify the capacity for cooperation in relation to the quality of care and use of the technologies adopted by the sector. The adoption of Information Technology (IP) by banks began in the early 1960s, and today investments in an IT area represent the majority of financial results in banking networks. In recent years loan co-operatives are growing faster than banks, increasing the number of suppliers and financial products. The methodology of the present work was carried out in two stages, the first of which was a literature review and a second series of a research, being classified as descriptive. A Sicredi cooperative has 81.19% of satisfied customers and 16.83% are partially satisfied. Therefore, the date of the research was at the same time reach the objective of a study, where the results can be concrete and real, contributing to the improvement of the strategies that can be implemented next to a cooperative.
Keywords: Sistema Financeiro Nacional; Qualidade no Atendimento; Tecnologia
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/473
Issue Date: 19-Jun-2019
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