Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4717
Tipo: Dissertação
Título: O ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONCEPÇÕES, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E OMNILATERALIDADE
Autor(es): MEIRELES, CÁSSIA DE SOUSA FONSECA
Primeiro Orientador: CARDOSO, FLÁVIO MANOEL COELHO BORGES
Segundo Orientador: SOUSA, MARCOS DE MORAES
Resumo: A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), historicamente demarcada como um arranjo escolar destinado à classe trabalhadora, sempre voltada para as demandas do trabalho. Denota-se que a partir da segunda metade do século XX e nesse início de século XXI, mediante novas demandas produtivas e socioeconômicas de desenvolvimento do país, várias propostas legais de aprimoramento foram apresentadas para a EPT, como resposta a uma sociedade que clamava por igualdade de oportunidades para todos os estudantes, independentemente de sua origem social. Nesse contexto, surge o Ensino Médio Integrado (EMI), modalidade de ensino que procura integrar o ensino médio regular à educação profissional e tecnológica de modo que a formação dos estudantes seja ofertada de forma completa, dando-lhes distintas oportunidades de escolher seu futuro profissional e ocupar seu espaço na sociedade. Assim, o EMI torna-se um importante campo de pesquisa das ciências sociais, pois nele estão imbuídas novas tentativas de melhoria para a educação, a exemplo de uma formação omnilateral capaz de levar à emancipação socioeconômica e cultural dos estudantes. Nesse interim, essa pesquisa teve como objetivo geral comparar as concepções, as práticas político-pedagógicas e as possibilidades de materialização da formação omnilateral desenvolvidas no EMI, no município de Ceres (GO), investigando como os docentes de duas instituições que ofertam o curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, apreendem essa modalidade de ensino enquanto proposta educativa que vislumbra a omnilateralidade dos estudantes. Nesse objetivo, foram investigadas três categorias relacionadas ao EMI, sendo elas: concepções de EMI, práticas pedagógicas que favoreçam à omnilateralidade e possibilidades de formação omnilateral, materializadas no curso e município investigados. Para cumprir esse percurso investigativo, foram realizadas três fases na pesquisa, sendo a primeira uma Revisão de Literatura utilizando se quatro distintas plataformas digitais de pesquisa, compreendendo o período de 2013 a 2023. A segunda fase foi a de coleta dos dados primários, os quais foram realizados junto a docentes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, ofertados pelas duas instituições de ensino, sendo uma delas pertencente à rede Estadual de Educação do estado de Goiás e a outra à rede Federal. Os dados coletados foram organizados e categorizados para a análise, que se deu por meio de procedimentos metodológicos de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando-se a Análise Qualitativa Comparativa (Qualitative Comparative Analysis - QCA) aliada às técnicas de categorização do Materialismo histórico-dialético. A terceira fase compreendeu a elaboração do Produto Educacional (PE) intitulado “Discussão sobre o Ensino Médio Integrado: concepções e práticas pedagógicas com foco na omnilateralidade”. Esse PE está na categoria das propostas de ensino, denominada como Sequência Didática, tendo sido avaliado e validado por oito docentes participantes da pesquisa. Os resultados da pesquisa mostraram que existe possibilidade de formação omnilateral dos estudantes no EMI, do município pesquisado, se observados os critérios de perfil docente, conhecimento sobre legislação e concepção pedagógica que regem a EPT/EMI e ainda utilização de práxis pedagógicas integradoras.
Abstract: Professional and Technological Education (EPT) is an educational modality provided by National Education Guidelines and Bases Law (LDB), historically demarcated as a school arrangement aimed at the working class, always focused on the demands of work. It is noticed that from the second half of the 20th century and the beginning of the 21st century, through new productive and socioeconomic demands for the country's development, several legal improvement proposals were presented for the EPT, as a response to a society that asked for equality opportunities for all students, regardless of their social status. In this context, Integrated Secondary Education (EMI) emerges, a teaching modality that seek to integrate regular secondary education with professional and technological education so that students training is offered in a complete manner, giving them different opportunities to choose their professional future. and occupy their space in society. Thus, EMI becomes an important field of social science research, as it contains new attempts to improve education, such as an omnilateral training capable of leading to the socioeconomic and cultural emancipation of students. In the meantime, this research had the general objective of comparing the conceptions, political pedagogical practices and possibilities for materializing omnilateral training developed at EMI, in the of Ceres (GO), investigating how teachers from two institutions that offer the technical course in Informatics Integrated into High School, they understand this teaching modality as an educational proposal that envisions the omnilaterality of students. With this objective, three categories related to EMI were investigated, named: conceptions of EMI, pedagogical practices that favor omnilaterality and possibilities for omnilateral training, materialized in the course and municipality investigated. To fulfill this investigative path, three phases of research were carried out, the first being a Literature Review using four different digital research platforms, covering the period from 2013 to 2023. The second phase was the collection of primary data, which was carried out with teachers of the IT Technician course Integrated into Secondary Education, offered by the two educational institutions, which one of them belongs to the State Education network of the state of Goiás and the other to the Federal network. The collected data were organized and categorized for analysis, which took place through methodological procedures of a qualitative nature, of the case study type, using Qualitative Comparative Analysis (QCA) combined with the categorization techniques of Materialism historical dialectic. The third phase included the preparation of the Educational Product (EP) entitled “Discussion on Integrated Secondary Education: conceptions and pedagogical practices with a focus on omnilaterality”. This NP is in the category of teaching proposals, called Didactic Sequence, having been evaluated and validated by eight teachers participating in the research. The research results showed that there is the possibility of omnilateral training of students in the EMI, in the researched municipality, if the teaching profile criteria, knowledge of legislation and pedagogical conception that govern EPT/EMI and also the use of integrative pedagogical praxis are observed.
Palavras-chave: Ensino Médio Integrado
Práticas Pedagógicas
Omnilateralidade
Área do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4717
Data do documento: 9-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Cássia de Sousa Fonseca Meireles.pdf6,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto educacional_Cássia de Sousa Fonseca Meireles.pdf4,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons