Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4712
Tipo: Dissertação
Título: Arte como instrumento de educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental: uma sequência didática com enfoque em resíduos sólidos urbanos
Autor(es): Andrea Pereira, Elivânia
Primeiro Orientador: Sueli de Lima Rodrigues, Aline
Primeiro Membro da Banca: Sueli de Lima Rodrigues, Aline
Segundo Membro da Banca: Astoni Moreira, Débora
Terceiro Membro da Banca: Malafaia Pinto, Guilherme
Resumo: A relação entre o componente curricular Artes e a educação ambiental tem grande potencialidade de promover uma formação crítica e reflexiva nos estudantes. Dessa forma, problematiza-se, qual o papel do ensino de Arte como instrumento de educação ambiental de estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental? Para responder à pergunta norteadora, o objetivo geral da pesquisa foi avaliar as contribuições do uso de metodologias ativas durante as aulas de Arte como forma de favorecer o desenvolvimento e aprendizagem de temas ligados a educação ambiental. E, os objetivos específicos são conhecer a percepção ambiental de estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre a temática resíduos sólidos; avaliar as contribuições da Arte enquanto instrumento para a formação ambiental crítica dos estudantes; construir uma sequência didática para trabalhar a temática proposta, dentro da disciplina de Arte, por meio de metodologias ativas de aprendizagem; analisar os resultados da execução da sequência didática proposta; elaborar o produto técnico educacional que contribua com o processo de ensino e aprendizagem envolvendo Arte e educação ambiental. A pesquisa qualitativa foi aprovada pelo comitê de ética, se desenvolver a partir da aplicação de uma sequência didática e da análise de questionários a estudantes do 6º ano. A análise dos dados revelou que as estratégias didáticas adotadas na ação pedagógica despertaram o interesse dos estudantes, estimularam a participação e contribuíam para o desenvolvimento de um olhar mais amplo sobre a educação ambiental, a artes e também sobre o meio em que os estudantes vivem. Por fim, apresenta-se que essa é uma sequência didática possível de ser aplicada em diferentes contextos, desde que seja adaptada pelo professor a realidade dos estudantes.
Abstract: The relationship between the Arts curriculum component and environmental education has great potential to promote critical and reflective training in students. This raises the question: what is the role of art teaching as an instrument of environmental education for students in the final years of elementary school? In order to answer the guiding question, the general objective of the research was to evaluate the contributions of using active methodologies during art lessons as a way of encouraging the development and learning of themes linked to environmental education. The specific objectives are to find out about the environmental perception of students in the final years of elementary school on the subject of solid waste; to assess the contributions of art as an instrument for the critical environmental education of students; to build a didactic sequence to work on the proposed theme, within the subject of art, using active learning methodologies; to analyze the results of the implementation of the proposed didactic sequence; to prepare a technical educational product that contributes to the teaching and learning process involving art and environmental education. The qualitative research was approved by the ethics committee and was based on the application of a didactic sequence and the analysis of questionnaires for 6th grade students. Data analysis revealed that the didactic strategies adopted in the pedagogical action aroused students' interest, stimulated participation and contributed to the development of a broader view of environmental education, the arts and the environment in which the students live. Finally, it is shown that this is a didactic sequence that can be applied in different contexts, as long as it is adapted by the teacher to the students' reality.
Palavras-chave: Artes
Educação Ambiental
Metodologias Ativas
Área do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4712
Data do documento: 23-Ago-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO ELIVANIA ANDREA PEREIRA.pdf3,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto Educacional - Elivania Andrea Pereira.pdf2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.