Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4707
Tipo: | Dissertação |
Título: | GUIA DE QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE DE ESTUDANTES |
Autor(es): | Peixoto, Terezilma Aparecida |
Primeiro Orientador: | Tolentino, Grassyara Pinho |
Primeiro Membro da Banca: | Tolentino, Grassyara Pinho |
Segundo Membro da Banca: | Rocha , Érica Aparecida Vaz |
Terceiro Membro da Banca: | Venâncio, Patrícia Espíndola Mota |
Quarto Membro da Banca: | Pitaluga, Thiago de Oliveira |
Resumo: | Este estudo objetivou elaborar e avaliar um produto educacional (PE) sobre qualidade de vida relacionada a saúde (QVRS) para estudantes. Essa pesquisa foi organizada em 3 fases. A primeira foi o levantamento de produtos educacionais (PEs) relacionados à temática da qualidade de vida (QV) no contexto da saúde mental (SM) na escola em bases de dados de educação e saúde, eduCAPES, Acervo de recursos educacionais em saúde (ARES) e Google Acadêmico.Foram selecionados 3 PEs para serem analisados nesse estudo. Na análise dos PEs sobre QV no contexto da SM observou-se que são pouco atrativos ou inespecíficos para jovens, apresentando excesso de informações técnicas e direcionando para gestores, professores ou responsáveis pelos educandos. Constatou-se que nenhum dos PEs analisados foram direcionados para o público-alvo de adolescentes escolares o que vc concluiu com essa pesquisa. Na segunda fase foi desenvolvido o PE no formato de um guia de QVRS para estudantes. O guia de QVRS para estudantes foi organizado em 7 seções, iniciando com um convite aos estudantes para leitura do material e com uma breve apresentação da temática com conceito-teórico simplificado. O guia foi apresentado a partir de definições de QVRS com orientações sobre bem estar físico e emocional, autoestima, família, amigos e rotina diária na escola. No PE foram abordadas as competências socioemocionais, a prevenção e o combate ao bullying, dicas para conviver bem com familiares, amigos e na escola além de aspectos práticos como orientações de como procurar ajuda através de profissionais que atuam na SM, canais de comunicação como telefones de apoio à SM. Na terceira fase o PE foi avaliado através de uma pesquisa de opinião pública em que participaram 145 estudantes. Na avaliação foi utilizado um questionário em que na sessão incial foi composta por 3 perguntas de caracterização da amostra, quanto ao sexo, a idade e o ano/série que os estudantes cursavam e a sessão de avaliação do guia foi constituída por 4 perguntas conforme os elementos avaliados pelos estudantes: apresentação, conteúdo, linguagem e aplicabilidade. Os resultados da avaliação do PE foram favoráveis para a validação do material elaborado. O estudo concluiu que há escassez de produtos educacionais sobre QVRS para estudantes e ressaltou a necessidade de discussão dessa temática no âmbito escolar por meio de ações educativas. |
Abstract: | This study aimed to develop and evaluate an educational product (EP) on health-related quality of life (HRQoL) for students. This research was organized into 3 phases. The first was the survey of educational products (EPs) related to the theme of quality of life (QOL) in the context of mental health (MH) at school in education and health databases, eduCAPES, Collection of educational resources in health (ARES) and Google Scholar. Three EPs were selected to be analyzed in this study. In the analysis of NPs on QoL in the context of SM, it was observed that they are unattractive or unspecific for young people, presenting excessive technical information and targeting managers, teachers or those responsible for students. It was found that none of the PEs analyzed were aimed at the target audience of school adolescents, which is what you concluded with this research. In the second phase, the EP was developed in the format of an HRQoL guide for students. The HRQoL guide for students was organized into 7 sections, starting with an invitation to students to read the material and with a brief presentation of the topic with a simplified theoretical concept. The guide was presented based on HRQoL definitions with guidance on physical and emotional well-being, self-esteem, family, friends and daily routine at school. In the PE, socio-emotional skills, prevention and combating bullying, tips for getting along well with family, friends and at school were addressed, as well as practical aspects such as guidance on how to seek help from professionals who work in SM, communication channels such as telephones support for SM. In the third phase, the PE was evaluated through a public opinion survey in which 145 students participated. In the evaluation, a questionnaire was used in which the initial session consisted of 3 questions characterizing the sample, regarding gender, age and the year/grade that the students were studying and the guide evaluation session consisted of 4 questions according to the elements evaluated by students: presentation, content, language and applicability. The results of the PE evaluation were favorable for validating the material prepared. The study concluded that there is a shortage of educational products on HRQoL for students and highlighted the need to discuss this topic at school through educational actions. |
Palavras-chave: | Qualidade de vida Educação em saúde Ensino |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Urutaí |
Programa/Curso: | Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4707 |
Data do documento: | 3-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Terezilma Peixoto.pdf | Guia de qualidade de vida relacionada à saúde de estudantes | 16,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Produto Educacional_Terezilma Peixoto.pdf | Guia de qualidade de vida relacionada à saúde de estudantes | 36,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.