Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4701
Tipo: Dissertação
Título: CURRÍCULO INTEGRADO E FORMAÇÃO POLITÉCNICA: CONCEPÇÕES E PERCEPÇÕES À LUZ DA ESCOLA DE ENSINO TÉCNICO DO ESTADO DO PARÁ – EETEPA ITAITUBA
Autor(es): FIGUEIRA, ANA MARIA GALÚCIO
Primeiro Orientador: MARIANO, SANGELITA MIRANDA FRANCO
Primeiro Coorientador: CARDOSO, FLÁVIO MANOEL COELHO BORGES
Primeiro Membro da Banca: SOUSA, MARCOS DE MORAES
Segundo Membro da Banca: LIMA, MICHELLE CASTRO
Terceiro Membro da Banca: SCHUTZ, JENERTON ALAN
Resumo: Esta pesquisa busca compreender a dualidade educacional que caracteriza a educação e o trabalho, e traz um olhar sobre o currículo integrado no contexto sociodialético, com base nas literaturas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e suas concepções no campo do diálogo entre as disciplinas propedêuticas e as disciplinas técnicas no contexto de formação politécnica, na Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA), da cidade de Itaituba. Insere-se na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado em rede nacional. Seu objetivo geral é descrever como acontece, ou em que medida acontece, a integração curricular entre as disciplinas propedêuticas e técnicas no contexto da educação politécnica nas turmas de Ensino Médio Integrado (EMI) dos cursos técnicos em Agronegócio, Agropecuária e Informática da rede estadual de educação profissional. Para tal, a pesquisa se realiza por meio de uma abordagem qualitativa, modalidade estudo de caso, em cinco etapas: a) pesquisa bibliográfica e documental; b) questionários; c) entrevista; d) análise de dados; e) elaboração de um produto educacional. Tendo em vista que foram constatadas fragilidades e barreiras no processo na integração curricular e no diálogo entre as disciplinas propedêuticas e profissionalizantes nesta instituição. O currículo precisa se adequar às necessidades e realidade do seu público-alvo, para ajudá-lo durante o processo educacional, e promover uma educação omnilateral, tornando o aluno capaz de questionar, sugerir e contribuir para a sociedade em que vive. A presença da profissionalização no ensino médio deve ser compreendida, por um lado, como uma necessidade social e, por outro lado, como um meio pelo qual a categoria trabalho encontra espaço na formação como princípio educativo (Ramos, 2008a). Para Sacristán (2013), o currículo consiste na seleção e organização dos conteúdos que os alunos devem aprender, influenciando a prática didática adotada ao longo da trajetória educacional. No entanto, essa concepção muitas vezes resulta em uma construção curricular realizada por uma minoria, sem a devida contribuição de todos os envolvidos no processo educativo, negligenciando a abordagem holística e a busca pela emancipação dos sujeitos. Assim, nossa pesquisa concluiu que existe uma fragilidade no diálogo entre as disciplinas propedêuticas e técnicas, que pode ser explicada pela ausência da percepção sobre os conceitos de formação humana, currículo integrado e educação politécnica. Percebeu-se nas falas dos participantes uma disposição em buscar avançar nos conhecimentos sobre os temas objeto da investigação, o que já nos mostra algo positivo para o nosso trabalho. Com base nesse resultado, elaboramos o Produto Educacional, um Guia com contribuições sobre EMI e Formação Politécnica, destinado aos participantes da pesquisa, bem como a todos que têm interesse pelo tema.
Abstract: This research aimed to understand the educational duality that characterizes education and work, and takes a look at the integrated curriculum in the social and dialectical context, based on the literature of Professional and Technological Education (EPT - acronym in portuguese), and its conceptions in the field of dialogue between propaedeutic disciplines and technical disciplines in the context of polytechnic training, at the Technical Education School of the State of Pará (EETEPA), in Itaituba city. It is part of the line of inquiry Organization and Memories of Pedagogical Spaces in EFA, of the Professional Master art Degree Program in Professional and Technological Education (ProfEPT), offered in a national network. Its general aim is to describe how curricular integration between propaedeutic and technical subjects takes place, or to what extent, in the context of polytechnic education in Integrated High School (EMI) classes of technical courses in Agribusiness, Agriculture and IT in the state's professional education network. To this end, the research was carried out using a qualitative approach, in the form of a case study, in five stages: a) bibliographical and documentary research; b) questionnaires; c) interviews; d) data analysis; e) preparation of an educational product. Given that weaknesses and barriers were found in the process of curricular integration and in the dialogue between preparatory and vocational subjects at this institution. The curriculum needs to be adapted to the needs and reality of its target audience, to help them during the educational process, and to promote an omnilateral education, making students capable of questioning, suggesting and contributing to the society in which they live. The presence of professionalization in secondary education must be understood, on the one hand, as a social necessity and, on the other, as a means by which the category of work finds a place in training as an educational principle (Ramos, 2008a). For Sacristán (2013), the curriculum consists of the selection and organization of the content that students should learn, influencing the teaching practice adopted throughout their educational career. However, this conception often results in a curriculum being built by a minority, without the due contribution of all those involved in the educational process, neglecting the holistic approach and the search for the emancipation of the subjects. Thus, our research concluded that there is a weakness in the dialog between propaedeutic and technical disciplines, which can be explained by the lack of perception of the concepts of human formation, integrated curriculum and polytechnic education. The participants' statements showed a willingness to advance their knowledge of the topics under investigation, which is already a positive sign for our work. Based on these results, we have produced an Educational Product, a guidebook with contributions on EMI and Polytechnic Education, aimed at the participants in the research, as well as anyone who has an interest in the subject.
Palavras-chave: Currículo Integrado
Formação omnilateral
Educação politécnica
Integrated curriculum
Omnilateral education
Polytechnic education
Área do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4701
Data do documento: 26-Abr-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
28-04 - Dissertação_ Ana Figueira -.pdf4,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons