Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4694
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: EXPLORANDO A PRÁTICA DOS ÁCIDOS NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA TITULAÇÃO DO VINAGRE
metadata.dc.creator: Silva, Silvânia
metadata.dc.contributor.advisor1: Martins, Marccus Vitor Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Marccus Vitor Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Anicézio, José da Silveira Guimarães
metadata.dc.contributor.referee3: Belaz, Katia Roberta Anacleto
metadata.dc.description.resumo: A inovação dentro do ensino representa uma forma propositiva de estimular o estudante a desenvolver habilidades críticas e reflexivas, das quais com uma simples memorização de conteúdos não é possível de se atingir esse objetivo. Neste viés, este trabalho propõe a criação de um roteiro prático-experimental para contextualizar a teoria dos conceitos de ácidos e bases, as quais geralmente são ministradas na primeira série do ensino médio. De um modo específico, realizou-se a titulação de quatro marcas de vinagres obtidos comercialmente a partir da solução de Hidróxido de Sódio (NaOH). O pH medido através do pHmetro digital revelou que a amostra A é a mais ácida, com pH igual a 2,45. Ao realizar as titulações ácido-base das quatro marcas A, B, C e D, chegou-se a um valor de teor ácido de 4,08 % (m/V) para a amostra A, 3,66 % para a amostra B e 3,84 % para as amostras C e D. Esses valores indicam que apenas o vinagre da amostra A encontra-se dentro do percentual de acidez normatizado pelos órgãos fiscalizadores. A partir dos dados de volume da base e do pH registrado do vinagre, foi possível construir as curvas de titulação de neutralização para todas as marcas de vinagres analisadas. Contudo, a proposta prática de titulação do vinagre consiste em uma ferramenta robusta, fácil e eficaz para o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de ácidos e bases no ensino médio. Palavras-Chave: Titulação do vinagre; Ensino médio; Ácido-base
Abstract: Innovation in teaching is a way of encouraging students to develop critical/reflective skills, which cannot be achieved by simply memorizing content. With this in mind, this work proposes the creation of a practical-experimental script to contextualize the theory of acids and bases, which are usually taught in the first grade of high school. Specifically, four brands of vinegar obtained commercially were titrated using sodium hydroxide solution (NaOH). The pH measured using a digital pH meter revealed that sample A was the most acidic, with a pH of 2.45. When the acid-base titrations of the four brands A, B, C and D were carried out, the acid content was 4.08 % (m/V) for sample A, 3.66 % for sample B and 3.84 % for samples C and D. These values indicate that only the vinegar in sample A is within the acidity percentage standardized by the inspection bodies. From the base volume data and the recorded pH of the vinegar, it was possible to construct neutralization titration curves for all brands of vinegar analyzed.However, the practical proposal for titrating vinegar is a robust, easy and effective tool for teaching and learning the concepts of acids and bases in secondary schools. Keywords: Vinegar titration; High school; Acid-base.
Keywords: Titulação do vinagre
Vinegar titration
Ensino Médio
High school
Ácido-base
Acid-base
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Catalão
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4694
Issue Date: 11-Jun-2024
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Naturais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DOCUMENTAÇÃO -TCC.pdf1,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.