Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4688
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: CROMATOGRAFIA PLANAR: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO.
metadata.dc.creator: Fraga, Bruna Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Martins, Marccus Victor Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Purcena, Luiza Luanna Amorim
metadata.dc.contributor.referee2: Gurgel, Maria Fernanda do Carmo
metadata.dc.description.resumo: A criação de ferramentas didáticas para a contextualização da teoria dentro do processo de ensino-aprendizagem é extremamente necessária para uma educação de forma completa. Neste âmbito, a vinculação de aulas prático-experimentais torna-se uma das estratégias para se alcançar esse aprendizado de forma mais robusta. Em vista disso, esse trabalho propôs a criação e execução de um roteiro experimental utilizando a Cromatografia em Papel (CP) e a Cromatografia em Camada Delgada (CCD) para a separação de constituintes químicos presentes em corantes alimentícios, tintas de caneta e extratos de alguns vegetais. Ambas as técnicas cromatográficas foram eficientes na separação de substâncias baseada na diferença de polaridade e afinidade entre solventes e amostra. Os resultados mostraram que a CP é mais eficiente, barata e de fácil execução para atingir os objetivos de associação, entre a teoria e a prática, no processo de ensino-aprendizagem do ensino de química no ensino médio.
Abstract: The creation of teaching tools to contextualize theory within the teaching-learning process is extremely necessary for a complete education. In this context, linking practicalexperimental classes becomes a valuable strategy to achieve this teaching to a more effective learning. Thus, this research proposed the creation and execution of an experimental script using Paper Chromatography (CP) and Thin Layer Chromatography (CCD) for the separation of chemical constituents present in food colorings, pen inks and extracts of some vegetables. Both chromatographic techniques were efficient in separating substances based on the difference of polarity and affinity between solvents and sample. The results showed that CP is more efficient, cheaper and easier to implement to achieve the objectives of association between theory and practice in the teaching and learning process of chemistry teaching in high school.
Keywords: Ensino
Química
Cromatografia
Contextualização
Prática
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Catalão
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4688
Issue Date: 12-Jun-2024
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Naturais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Bruna Gonçalves Fraga..pdf1,72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.