Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4661
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O PAPEL DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM BAIXA VISÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autor(es): Oliveira, Gabriela Vieira de
Primeiro Orientador: Nunes, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão
Resumo: Ao longo da história, a inclusão escolar norteou-se por diferentes paradigmas, associados a distintas concepções de sujeito, aprendizagem e desenvolvimento. Atualmente, ela se tornou uma questão central em nossa sociedade, no entanto, sabe se que ainda há barreiras que dificultam a participação na sociedade de forma igualitária, plena e efetiva. Em quadros como a baixa visão, englobada no diagnóstico de deficiência visual, isso se torna ainda mais evidente, sendo as práticas exitosas de inclusão, quando existentes, desenvolvidas muitas vezes quase exclusivamente no contexto do Atendimento Educacional Especializado. Com o presente estudo, objetivou-se investigar, a partir de uma revisão da literatura nacional, recursos de tecnologias assistivas que vêm sendo utilizados para a inclusão de estudantes com diagnóstico de baixa visão, sistematizando contribuições que alcancem o contexto educacional e até mesmo ultrapassem os muros da escola, contribuindo para a participação ativa e interativa de pessoas com baixa visão na vida em sociedade. Os resultados indicam potencialidades e desafios acerca da utilização de tecnologias assistivas no processo de escolarização de pessoas com baixa visão, bem como a necessidade de continuidade de pesquisas a respeito da temática.
Abstract: Throughout history, school inclusion has been guided by different paradigms, associated with different conceptions of subject, learning and development. Currently, it has become a central issue in our society, however, it is known that there are still barriers that make it difficult to participate in society in an equal, full and effective way. In conditions such as low vision, included in the diagnosis of visual impairment, this becomes even more evident, with successful inclusion practices, when existing, often developed almost exclusively in the context of Specialized Educational Care. With the present study, the objective was to investigate, based on a review of the national literature, assistive technology resources that have been used for the inclusion of students diagnosed with low vision, systematizing contributions that reach the educational context and even go beyond the walls of the school, contributing to the active and interactive participation of people with low vision in life in society. The results indicate potentialities and challenges regarding the use of assistive technologies in the schooling process for people with low vision, as well as the need for continued research on the topic.
Palavras-chave: Baixa visão
Deficiência visual
Tecnologias Assistivas
Inclusão Escolar
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4661
Data do documento: 7-Ago-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Gabriela Vieira de Oliveira.pdf784,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.