Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4661
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nunes, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8444017087280870pt_BR
dc.creatorOliveira, Gabriela Vieira de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0939957386917817pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-14T13:38:07Z-
dc.date.available2024-08-13-
dc.date.available2024-08-14T13:38:07Z-
dc.date.issued2024-08-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4661-
dc.description.abstractThroughout history, school inclusion has been guided by different paradigms, associated with different conceptions of subject, learning and development. Currently, it has become a central issue in our society, however, it is known that there are still barriers that make it difficult to participate in society in an equal, full and effective way. In conditions such as low vision, included in the diagnosis of visual impairment, this becomes even more evident, with successful inclusion practices, when existing, often developed almost exclusively in the context of Specialized Educational Care. With the present study, the objective was to investigate, based on a review of the national literature, assistive technology resources that have been used for the inclusion of students diagnosed with low vision, systematizing contributions that reach the educational context and even go beyond the walls of the school, contributing to the active and interactive participation of people with low vision in life in society. The results indicate potentialities and challenges regarding the use of assistive technologies in the schooling process for people with low vision, as well as the need for continued research on the topic.pt_BR
dc.description.resumoAo longo da história, a inclusão escolar norteou-se por diferentes paradigmas, associados a distintas concepções de sujeito, aprendizagem e desenvolvimento. Atualmente, ela se tornou uma questão central em nossa sociedade, no entanto, sabe se que ainda há barreiras que dificultam a participação na sociedade de forma igualitária, plena e efetiva. Em quadros como a baixa visão, englobada no diagnóstico de deficiência visual, isso se torna ainda mais evidente, sendo as práticas exitosas de inclusão, quando existentes, desenvolvidas muitas vezes quase exclusivamente no contexto do Atendimento Educacional Especializado. Com o presente estudo, objetivou-se investigar, a partir de uma revisão da literatura nacional, recursos de tecnologias assistivas que vêm sendo utilizados para a inclusão de estudantes com diagnóstico de baixa visão, sistematizando contribuições que alcancem o contexto educacional e até mesmo ultrapassem os muros da escola, contribuindo para a participação ativa e interativa de pessoas com baixa visão na vida em sociedade. Os resultados indicam potencialidades e desafios acerca da utilização de tecnologias assistivas no processo de escolarização de pessoas com baixa visão, bem como a necessidade de continuidade de pesquisas a respeito da temática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriela Vieira de Oliveira (gabriela.vieira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-08-13T18:18:45Z No. of bitstreams: 1 TCC_Gabriela Vieira de Oliveira.pdf: 803311 bytes, checksum: 99f2a0cc085c60487d4de15f9e1a78ab (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Itala Moreira Alves (itala.moreira@ifgoiano.edu.br) on 2024-08-14T12:26:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Gabriela Vieira de Oliveira.pdf: 803311 bytes, checksum: 99f2a0cc085c60487d4de15f9e1a78ab (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-14T13:38:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Gabriela Vieira de Oliveira.pdf: 803311 bytes, checksum: 99f2a0cc085c60487d4de15f9e1a78ab (MD5) Previous issue date: 2024-08-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBaixa visãopt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectTecnologias Assistivaspt_BR
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO PAPEL DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM BAIXA VISÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Gabriela Vieira de Oliveira.pdf784,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.