Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4643
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: FAZENDO-ME DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA DESDE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA DO INTERIOR DE GOIÁS
Autor(es): Santos, Yara Cristina
Primeiro Orientador: Ferreira, Gustavo Lopes
Primeiro Coorientador: Schütz, Jenerton Arlan
Resumo: Este relato tem como objetivo descrever as experiências de uma estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas durante sua participação no Programa Residência Pedagógica (PRP), financiado pela CAPES, que ocorreu entre outubro do ano de 2022 e abril de 2024. O PRP foi desenvolvido em duas escolas da rede pública, através de parceria entre o Instituto Federal Goiano – Campus Ceres e as escolas-campo. O propósito do programa é aprimorar a experiência prática dos estudantes de cursos de licenciatura, envolvendo-os diretamente no ambiente escolar da educação básica. Do ponto de vista dos participantes do PRP, isso implica em compreender a realidade do contexto educacional, vivenciar experiências atuando como auxiliares de ensino nas escolas-campo e realizar a necessária conexão entre a teoria acadêmica e sua aplicação prática. Durante o programa, foram desenvolvidas diversas atividades, incluindo trabalhos e intervenções com os alunos, colaborações com os professores e preceptores, participação em atividades formativas para futuros docentes, observações de aulas, e, especificamente neste contexto, condução de aulas utilizando materiais pedagógicos diferenciados. Todas essas experiências funcionaram como momentos de formação de uma identidade docente.
Abstract: Thisreportaimstodescribetheexperiencesof a BiologicalSciencesundergraduatestudentduringherparticipation in thePedagogicalResidencyProgram (PRP), fundedby CAPES, whichtookplacebetweenOctober 2022 and April 2024. The PRP wascarried out in twopublicschools, through a partnershipbetweenthe Instituto Federal Goiano - Campus Ceres andthefieldschools. The purposeoftheprogramistoenhancethepracticalexperienceofundergraduatestudentsbyinvolvingthemdirectly in theschoolenvironmentofbasiceducation. Fromthe point ofviewofthe PRP participants, thisimpliesunderstandingthe reality oftheeducationalcontext, havingexperiencesworking as teachingassistants in fieldschoolsand making thenecessary connection betweenacademictheoryand its practicalapplication. Duringtheprogram, variousactivitiesweredeveloped, includingworkandinterventionswithstudents, collaborationwithteachersandpreceptors, participation in training activities for future teachers, lessonobservationsand, specifically in thiscontext, conductinglessonsusingdifferentiatedteachingmaterials. Alltheseexperiencesacted as moments for forming a teachingidentity.
Palavras-chave: Residência pedagógica
Formação docente
Materiais pedagógicos
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4643
Data do documento: 13-Jul-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_tcc_Yara Cristina Santos.pdf289,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Folha de aprovação_Yara Cristina Santos.pdf266,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Yara Cristina Santos.pdf321,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.