Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4643
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Gustavo Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8216024102818214pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Schütz, Jenerton Arlan-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6075418179655079pt_BR
dc.creatorSantos, Yara Cristina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3407286600429049pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-07T10:21:45Z-
dc.date.available2024-08-05-
dc.date.available2024-08-07T10:21:45Z-
dc.date.issued2024-07-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4643-
dc.description.abstractThisreportaimstodescribetheexperiencesof a BiologicalSciencesundergraduatestudentduringherparticipation in thePedagogicalResidencyProgram (PRP), fundedby CAPES, whichtookplacebetweenOctober 2022 and April 2024. The PRP wascarried out in twopublicschools, through a partnershipbetweenthe Instituto Federal Goiano - Campus Ceres andthefieldschools. The purposeoftheprogramistoenhancethepracticalexperienceofundergraduatestudentsbyinvolvingthemdirectly in theschoolenvironmentofbasiceducation. Fromthe point ofviewofthe PRP participants, thisimpliesunderstandingthe reality oftheeducationalcontext, havingexperiencesworking as teachingassistants in fieldschoolsand making thenecessary connection betweenacademictheoryand its practicalapplication. Duringtheprogram, variousactivitiesweredeveloped, includingworkandinterventionswithstudents, collaborationwithteachersandpreceptors, participation in training activities for future teachers, lessonobservationsand, specifically in thiscontext, conductinglessonsusingdifferentiatedteachingmaterials. Alltheseexperiencesacted as moments for forming a teachingidentity.pt_BR
dc.description.resumoEste relato tem como objetivo descrever as experiências de uma estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas durante sua participação no Programa Residência Pedagógica (PRP), financiado pela CAPES, que ocorreu entre outubro do ano de 2022 e abril de 2024. O PRP foi desenvolvido em duas escolas da rede pública, através de parceria entre o Instituto Federal Goiano – Campus Ceres e as escolas-campo. O propósito do programa é aprimorar a experiência prática dos estudantes de cursos de licenciatura, envolvendo-os diretamente no ambiente escolar da educação básica. Do ponto de vista dos participantes do PRP, isso implica em compreender a realidade do contexto educacional, vivenciar experiências atuando como auxiliares de ensino nas escolas-campo e realizar a necessária conexão entre a teoria acadêmica e sua aplicação prática. Durante o programa, foram desenvolvidas diversas atividades, incluindo trabalhos e intervenções com os alunos, colaborações com os professores e preceptores, participação em atividades formativas para futuros docentes, observações de aulas, e, especificamente neste contexto, condução de aulas utilizando materiais pedagógicos diferenciados. Todas essas experiências funcionaram como momentos de formação de uma identidade docente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Yara Cristina Santos (yara.cristina@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-08-07T00:36:27Z No. of bitstreams: 3 Artigo - Yara Cristina Santos.pdf: 296737 bytes, checksum: 4b79742d2735fdb8062b87c22cf6e3a8 (MD5) Dispensa defesa TC - Yara Cristina Santos.pdf: 272926 bytes, checksum: 182ae52991dd4e751496dacac07d091f (MD5) TCAE - Yara Cristina Santos.pdf: 329225 bytes, checksum: 638ece7bbc7965943054f1edd9943e25 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-08-07T10:18:22Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo - Yara Cristina Santos.pdf: 296737 bytes, checksum: 4b79742d2735fdb8062b87c22cf6e3a8 (MD5) Dispensa defesa TC - Yara Cristina Santos.pdf: 272926 bytes, checksum: 182ae52991dd4e751496dacac07d091f (MD5) TCAE - Yara Cristina Santos.pdf: 329225 bytes, checksum: 638ece7bbc7965943054f1edd9943e25 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-07T10:21:45Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Artigo - Yara Cristina Santos.pdf: 296737 bytes, checksum: 4b79742d2735fdb8062b87c22cf6e3a8 (MD5) Dispensa defesa TC - Yara Cristina Santos.pdf: 272926 bytes, checksum: 182ae52991dd4e751496dacac07d091f (MD5) TCAE - Yara Cristina Santos.pdf: 329225 bytes, checksum: 638ece7bbc7965943054f1edd9943e25 (MD5) Previous issue date: 2024-07-13en
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectMateriais pedagógicospt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFAZENDO-ME DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA DESDE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA DO INTERIOR DE GOIÁSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_tcc_Yara Cristina Santos.pdf289,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Folha de aprovação_Yara Cristina Santos.pdf266,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Yara Cristina Santos.pdf321,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.