Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4610
Tipo: | Dissertação |
Título: | A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL DOS ESTUDANTES DO ENSINO PROFISSIONAL E TÉCNICO: MOTIVAÇÃO, AUTOEFICÁCIA E FONTES DE APRENDIZAGEM |
Título(s) alternativo(s): | THE INFORMATION LITERACY OF VOCATIONAL AND TECHNICAL EDUCATION STUDENTS: MOTIVATION, SELF-EFFICACY AND LEARNING SOURCES |
Autor(es): | Pedrosa, Lourenildo Targino |
Primeiro Orientador: | Mariano, Sangelita Miranda Franco |
Primeiro Coorientador: | Sousa, Marcos de Moraes |
Primeiro Membro da Banca: | Oliveira, Laís Pereira de |
Segundo Membro da Banca: | Ferreira, Júlio César |
Resumo: | A competência informacional, fundamental nos processos de aprendizagem e presente na educação profissional, influencia a forma como os trabalhadores podem compreender e aplicar os recursos informacionais. Com o objetivo de analisar a proficiência dos estudantes da Educação Profissional Técnica e Tecnológica em Competência Informacional em suas práticas, foi realizada uma revisão de literatura narrativa que associa o ensino técnico e profissional à competência informacional, uma Revisão Sistemática de Literatura para uma compreensão abrangente do tema e por conseguinte uma investigação quali-quantitativa, com uso de questionário adaptado, que investiga a motivação, a autoeficácia e as fontes de aprendizagem de estudantes nos quatro campi do Instituto Federal de Goiás que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. Os achados indicam uma forte ligação entre competência informacional e cidadania. Constatou-se uma tendência ao uso de material eletrônico, baixo domínio no tratamento da informação, incerteza sobre a avaliação da informação e uma alta motivação para comunicação e difusão da informação. Como resultado das pesquisas, destaca-se o produto em forma de podcast "Vida no Campus", que explora diferentes formas de interagir com a informação para fortalecer a formação integral dos estudantes, promovendo a interação entre professores e alunos além da sala de aula. Este produto evidencia que a Competência Informacional vai além da educação, influenciando várias esferas e contribuindo para o desenvolvimento social e democrático, facilitando a plena vivência da cidadania. |
Abstract: | Information literacy, which is fundamental to learning processes and is present in vocational education, influences the way in which workers can understand and apply information resources. In order to analyze the proficiency of Technical and Technological Vocational Education students in information literacy in their practices, a narrative literature review was carried out linking technical and vocational education to information literacy, a Systematic Literature Review for a comprehensive understanding of the topic and, consequently, a qualitative-quantitative investigation, using an adapted questionnaire, which investigates the motivation, self-efficacy and learning sources of students at the four campuses of the Federal Institute of Goiás that make up the Integrated Development Region of the Federal District and Surroundings. The findings indicate a strong link between information literacy and citizenship. There was a tendency to use electronic material, low proficiency in handling information, uncertainty about evaluating information and a high motivation to communicate and disseminate information. As a result of the research, we highlight the podcast product "Campus Life", which explores different ways of interacting with information to strengthen students' comprehensive education, promoting interaction between teachers and students beyond the classroom. This product demonstrates that information literacy goes beyond education, influencing the development of students. |
Palavras-chave: | Competência Informacional Educação Profissional e Tecnológica Educação omnilateral Ciência da Informação |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ceres |
Programa/Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4610 |
Data do documento: | 1-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Lourenildo Targino Pedrosa.pdf | 6,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons