Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4609
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A PARTICIPAÇÃO DE MULHERES EM CARGOS DE GESTÃO NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS IPORÁ: ENTRE BARREIRAS E OBSTÁCULOS
metadata.dc.creator: Lima, Tamires Araujo
metadata.dc.contributor.advisor1: Mariano, Sangelita Miranda Franco
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Cardoso, Flávio Manoel Coelho Borges
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, Marcos de Moraes
metadata.dc.contributor.referee2: Schütz, Jenerton Arlan
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres, com a linha de pesquisa: Gestão e Organização do Espaço pedagógico em Educação Profissional e Tecnológica, tem como objetivo geral identificar como ocorre a inserção e a permanência de mulheres em cargos de gestão nessa instituição de ensino. Como desdobramento desse objetivo, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: apresentar o perfil das mulheres que atuam ou atuaram nos cargos de gestão no IF Goiano - Campus Iporá; analisar em que medida as mulheres quebram as barreiras de acesso e permanecem em posições de liderança; identificar as relações de gênero e como elas afetam as relações de trabalho; e desenvolver um produto educacional em forma de ebook sobre as histórias das mulheres em cargos de gestão no IF Goiano - Campus Iporá. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa na forma de estudo de caso, utilizando pesquisa bibliográfica e documental para contextualizar o tema. Foram realizados questionários e entrevistas com mulheres em cargos de gestão no período de 2010 a 2023, visando a compreender suas experiências, desafios e perspectivas na instituição. Os achados da pesquisa revelaram um cenário complexo, no qual as mulheres enfrentam diversas barreiras e obstáculos para ingressar e se manter em cargos de gestão no IF Goiano - Campus Iporá. Embora tenham sido observados avanços na presença feminina nessas posições, persistem desafios relacionados a estereótipos de gênero, sobrecarga de trabalho e dificuldades na conciliação entre vida profissional e pessoal. A análise das relações de gênero evidenciou a influência desses aspectos nas dinâmicas de trabalho e nas oportunidades de ascensão profissional das mulheres. O ebook produzido como resultado da pesquisa visa disseminar as histórias e experiências das mulheres em cargos de gestão, contribuindo para o debate sobre equidade de gênero e liderança feminina no ambiente acadêmico e administrativo. A pesquisa foi relevante na medida em que refletimos sobre o papel da mulher na sociedade e a sua constante busca por espaço, o que permitiu promover uma reflexão sobre a equidade de gênero nas participantes da pesquisa. A divulgação dos resultados obtidos se dará por meio da divulgação dos estudos em revistas científicas o que pode se tornar uma ferramenta de aprimoramento às instituições participantes e outros espaços adequados.
Abstract: This master's dissertation from the Graduate Program in Professional and Technological Education (ProfEPT) at the Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, with the line of research: Management and Organization of the Pedagogical Space in Professional and Technological Education, has the general objective of identifying how women enter and remain in management positions at this educational institution. As a result of this objective, the following specific objectives were established: to present the profile of women who work or have worked in management positions at IF Goiano - Campus Iporá; to analyze the extent to which women break down barriers to access and remain in leadership positions; to identify gender relations and how they affect working relationships; and to develop an educational product in the form of an ebook about the stories of women in management positions at IF Goiano - Campus Iporá. The research adopted a qualitative approach in the form of a case study, using bibliographical and documentary research to contextualize the topic. Questionnaires and interviews were carried out with women in management positions between 2010 and 2023, in order to understand their experiences, challenges and perspectives at the institution. The research findings revealed a complex scenario in which women face various barriers and obstacles to entering and remaining in management positions at IF Goiano - Campus Iporá. Although progress has been made in the presence of women in these positions, challenges persist related to gender stereotypes, work overload and difficulties in reconciling professional and personal life. The analysis of gender relations highlighted the influence of these aspects on work dynamics and on women's opportunities for professional advancement. The ebook produced as a result of the research aims to disseminate the stories and experiences of women in management positions, contributing to the debate on gender equality and female leadership in the academic and administrative environment. The research was relevant insofar as we reflected on the role of women in society and their constant search for space, which allowed us to promote reflection on gender equality among the research participants. The results obtained will be disseminated in scientific journals, which could become a tool for improving the participating institutions and other appropriate spaces.
Keywords: Feminismo
Liderança
Gênero
Trabalho
Relações de poder
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4609
Issue Date: 30-Apr-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_Tamires Araujo Lima.pdfDissertação Tamires1,56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.