Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4606
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: IMPACTOS E REFLEXOS PÓS-PANDEMIA DA COVID-19 NO MARKETING DAS CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS DE POSSE (GO)
Título(s) alternativo(s): POST-PANDEMIC IMPACTS AND REFLEXES OF COVID-19 ON MARKETING POSSE DENTAL CLINICS (GO)
Autor(es): Sousa, Jessiane
Primeiro Orientador: Francisco, Daniel
Resumo: A pandemia da COVID-19 teve um impacto significativo em diversos setores da economia, e o marketing de clínicas odontológicas não foi uma exceção. Neste contexto, é fundamental compreender a importância do marketing e sua aplicação crescente na área da administração de empresas, especialmente no campo odontológico. O objetivo deste estudo foi compreender os impactos e reflexos pós-pandemia da COVID-19 no marketing de clínicas odontológicas da cidade de Posse (GO). Esta pesquisa possuí um caráter exporatório, com enfoque anaítico qualiqualitativo. A mesma foi dividida em três etapas principais: na primeira foi feita a revisão da literatura, na segunda etapa foi aplicada a pequisa de campo junto as clinicas e consultórios odontológicos da localidade, e por fim a fase de análise dos resultados obtidos em campo. Em um total de 17 gestores/gerentes respondentes é possíve observar que 52,9% das cínicas pesquisadas sofreram fortes impactos em seu funcionamento, o que provocou uma transformação significativa no cenário do marketing das clínicas odontológicas, impulsionando a adoção de estratégias digitais, o fortalecimento dos protocolos de segurança e higiene, e a ênfase no relacionamento com os pacientes. Mudanças que refletem não apenas as necessidades imediatas de adaptação diante da crise sanitária, mas apontam para uma evolução permanente no modo como as clínicas odontológicas se posicionam e se relacionam com seu público-alvo.
Abstract: The COVID-19 pandemic has had a significant impact on several sectors of the economy, and dental clinic marketing was no exception. In this context, it is essential to understand the importance of marketing and its growing application in the area of business administration, especially in the dental field. The objective of this study was to understand the impacts and post-pandemic consequences of COVID-19 on the marketing of dental clinics in the city of Posse (GO). This research has an expository character, with a qualiqualitative analytical focus. It was divided into three main stages: in the first, a literature review was carried out, in the second stage, field research was carried out in local clinics and dental offices, and finally the analysis phase of the results obtained in the field. In a total of 17 responding managers, it is possible to observe that 52.9% of the clinics surveyed suffered strong impacts on their functioning, which caused a significant transformation in the marketing scenario of dental clinics, driving the adoption of digital strategies, strengthening safety and hygiene protocols, and the emphasis on relationships with patients. Changes that reflect not only the immediate needs for adaptation in the face of the health crisis, but point to a permanent evolution in the way dental clinics position themselves and relate to their target audience.
Palavras-chave: Covid-19
Covid-19
Clínica odontológica
Ontological clinic
Marketing digital
Marketing digital
Pandemia
Pandemic
Área do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Posse
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4606
Data do documento: 24-Mai-2024
Aparece nas coleções:MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_esp_Jessiane Moreira dos Santos Sousa.pdfmonografia de especialização Jessiane Moreira Dos Santos Sousa920,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Jessiane Moreira dos Santos Sousa.pdftcai640,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Jessiane Moreira dos Santos Sousa.pdfata1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.