Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4597
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PELO VIÉS DA EDUCAÇÃO MAKER E METODOLOGIAS ATIVAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. |
Autor(es): | Marques, Larissa |
Primeiro Orientador: | Paniago, Rosenilde Nogueira |
Primeiro Coorientador: | Oliveira, Adrielly Aparecida |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de relatar as experiências de aprendizagem docente vivenciadas no Programa Residência Pedagógica, projeto institucional aprovada via edital Capes nº 02/2022, Subprojeto Interdisciplinar do IF Goiano, Campus Rio Verde. Utilizou-se os procedimentos da pesquisa de abordagem qualitativa, adotando, como procedimento, as narrativas registradas em portfólio produzido ao longo da trajetória da residente, autora desta pesquisa, no PRP. À luz de estudos da Educação Maker, foi elaborado e desenvolvido um Plano de Ação Pedagógica (PAP), de acordo com o projeto do PRP, para ministrar aulas de Ciências no Ensino Fundamental II (EFII) e Biologia no Ensino Médio. Com o projeto, a residente aproximou-se do ambiente escolar e consolidou suas regências, explorando ambientes diversificados da sala de aula, como o pátio e o laboratório de Ciências. Ficaram evidentes as aprendizagens adquiridas por meio do desenvolvimento de estratégias inovadoras aplicadas e contribuições para o aprimoramento da prática educacional durante PRP. Este trabalho reflete o impacto dessas vivências no crescimento profissional, reforçando a importância desta etapa na formação docente. |
Abstract: | This work aims to report the teaching learning experiences experienced in the Pedagogical Residency Program, an institutional project approved via Capes notice nº 02/2022, Interdisciplinary Subproject of IF Goiano, Rio Verde Campus. Qualitative research procedures were used, adopting, as a procedure, the narratives recorded in a portfolio produced throughout the trajectory of the resident, author of this research, in the PRP. In light of Maker Education studies, a Pedagogical Action Plan (PAP) was designed and developed, in accordance with the PRP project, to teach Science classes in Elementary School II (EFII) and Biology in High School. With the project, the resident got closer to the school environment and consolidated her skills, exploring diverse classroom environments, such as the courtyard and the Science laboratory. The learning acquired through the development of innovative strategies applied and contributions to the improvement of educational practice during PRP were evident. This work reflects the impact of these experiences on professional growth, reinforcing the importance of this stage in teacher training. |
Palavras-chave: | Educação Maker Maker Education Programa Residência Pedagógica Pedagogical Residency Program Formação e Metodologias Ativas Training and Active Methodologies |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Rio Verde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4597 |
Data do documento: | 27-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_LARISSA_ MARQUES.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.