Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4596
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANCORADO NAS METODOLOGIAS ATIVAS E EDUCAÇÃO MAKER EM CONTEXTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
Título(s) alternativo(s): | SCIENCE TEACHING IN THE FINAL YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION ANCHORED IN ACTIVE METHODOLOGIES AND MAKER EDUCATION IN A SUPERVISED INTERNSHIP CONTEXT |
Autor(es): | Silva, Priscila Jaqueline de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Paniago, Rosenilde Nogueira |
Primeiro Coorientador: | Oliveira, Adrielly Aparecida |
Resumo: | O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é um importante momento de aprendizagem docente de futuros professores. Assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar como as estratégias didáticas e os materiais produzidos na impressora 3D podem auxiliar estudantes do Ensino Básico (EB) no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de ciências ancorado nas metodologias ativas e educação maker. Este que se desdobrou nos seguintes específicos: diagnosticar os conteúdos de difícil aprendizagem; produzir materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental (EF) na impressora 3D; avaliar os materiais em sala de aula em situações de estágio. De abordagem qualitativa, inicialmente, foi feita pesquisa bibliográfica sobre a temática e realizado diagnóstico na etapa I do ECS; num segundo momento, foi elaborado material didático para avaliação na Etapa II do ECS em sala de aula. Esta pesquisa está integrada às práticas de ensino e pesquisa desenvolvidas no Centro de Educação Rosa de Saberes do Campus Rio Verde e Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE e ao LabMaker. Os resultados indicam que o uso de metodologias ativas é importante para o ensino aprendizagem, tanto para os alunos, quanto para que os futuros professores inovem sua práxis. |
Abstract: | The Supervised Curricular Internship (ECS) is an important moment of teaching learning for future teachers. Thus, this research aimed to analyze how teaching strategies and materials produced with a 3D printer can help Basic Education (EB) students in the teaching-learning process of science content anchored in active methodologies and maker education. This was divided into the following specific areas: diagnosing difficult-to-learn content; produce teaching materials for teaching and learning science in the final years of Elementary School (EF) using a 3D printer; evaluate materials in the classroom in internship situations. With a qualitative approach, initially, bibliographical research was carried out on the topic and a diagnosis was carried out in stage I of the ECS; Secondly, teaching material was prepared for evaluation in Stage II of the ECS in the classroom. This research is integrated with the teaching and research practices developed at the Rosa de Saberes Education Center on the Rio Verde Campus and the Interdisciplinary Educator Training Laboratory – LIFE and LabMaker. The results indicate that the use of active methodologies is important for teaching and learning, both for students and for future teachers to innovate their praxis. |
Palavras-chave: | Metodologias ativas Active methodologies Materiais didáticos Teaching materials Ensino de ciências Science teaching Educação Maker Maker Education |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Rio Verde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4596 |
Data do documento: | 30-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Priscila Jaqueline_de_Oliveira_Silva.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.