Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4596
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANCORADO NAS METODOLOGIAS ATIVAS E EDUCAÇÃO MAKER EM CONTEXTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Título(s) alternativo(s): SCIENCE TEACHING IN THE FINAL YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION ANCHORED IN ACTIVE METHODOLOGIES AND MAKER EDUCATION IN A SUPERVISED INTERNSHIP CONTEXT
Autor(es): Silva, Priscila Jaqueline de Oliveira
Primeiro Orientador: Paniago, Rosenilde Nogueira
Primeiro Coorientador: Oliveira, Adrielly Aparecida
Resumo: O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é um importante momento de aprendizagem docente de futuros professores. Assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar como as estratégias didáticas e os materiais produzidos na impressora 3D podem auxiliar estudantes do Ensino Básico (EB) no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de ciências ancorado nas metodologias ativas e educação maker. Este que se desdobrou nos seguintes específicos: diagnosticar os conteúdos de difícil aprendizagem; produzir materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental (EF) na impressora 3D; avaliar os materiais em sala de aula em situações de estágio. De abordagem qualitativa, inicialmente, foi feita pesquisa bibliográfica sobre a temática e realizado diagnóstico na etapa I do ECS; num segundo momento, foi elaborado material didático para avaliação na Etapa II do ECS em sala de aula. Esta pesquisa está integrada às práticas de ensino e pesquisa desenvolvidas no Centro de Educação Rosa de Saberes do Campus Rio Verde e Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE e ao LabMaker. Os resultados indicam que o uso de metodologias ativas é importante para o ensino aprendizagem, tanto para os alunos, quanto para que os futuros professores inovem sua práxis.
Abstract: The Supervised Curricular Internship (ECS) is an important moment of teaching learning for future teachers. Thus, this research aimed to analyze how teaching strategies and materials produced with a 3D printer can help Basic Education (EB) students in the teaching-learning process of science content anchored in active methodologies and maker education. This was divided into the following specific areas: diagnosing difficult-to-learn content; produce teaching materials for teaching and learning science in the final years of Elementary School (EF) using a 3D printer; evaluate materials in the classroom in internship situations. With a qualitative approach, initially, bibliographical research was carried out on the topic and a diagnosis was carried out in stage I of the ECS; Secondly, teaching material was prepared for evaluation in Stage II of the ECS in the classroom. This research is integrated with the teaching and research practices developed at the Rosa de Saberes Education Center on the Rio Verde Campus and the Interdisciplinary Educator Training Laboratory – LIFE and LabMaker. The results indicate that the use of active methodologies is important for teaching and learning, both for students and for future teachers to innovate their praxis.
Palavras-chave: Metodologias ativas
Active methodologies
Materiais didáticos
Teaching materials
Ensino de ciências
Science teaching
Educação Maker
Maker Education
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4596
Data do documento: 30-Nov-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Priscila Jaqueline_de_Oliveira_Silva.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.