Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4596
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paniago, Rosenilde Nogueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8530013371818091pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Adrielly Aparecida-
dc.creatorSilva, Priscila Jaqueline de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0308183705310274pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-03T11:47:57Z-
dc.date.available2025-07-02-
dc.date.available2024-07-03T11:47:57Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4596-
dc.description.abstractThe Supervised Curricular Internship (ECS) is an important moment of teaching learning for future teachers. Thus, this research aimed to analyze how teaching strategies and materials produced with a 3D printer can help Basic Education (EB) students in the teaching-learning process of science content anchored in active methodologies and maker education. This was divided into the following specific areas: diagnosing difficult-to-learn content; produce teaching materials for teaching and learning science in the final years of Elementary School (EF) using a 3D printer; evaluate materials in the classroom in internship situations. With a qualitative approach, initially, bibliographical research was carried out on the topic and a diagnosis was carried out in stage I of the ECS; Secondly, teaching material was prepared for evaluation in Stage II of the ECS in the classroom. This research is integrated with the teaching and research practices developed at the Rosa de Saberes Education Center on the Rio Verde Campus and the Interdisciplinary Educator Training Laboratory – LIFE and LabMaker. The results indicate that the use of active methodologies is important for teaching and learning, both for students and for future teachers to innovate their praxis.pt_BR
dc.description.resumoO Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é um importante momento de aprendizagem docente de futuros professores. Assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar como as estratégias didáticas e os materiais produzidos na impressora 3D podem auxiliar estudantes do Ensino Básico (EB) no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de ciências ancorado nas metodologias ativas e educação maker. Este que se desdobrou nos seguintes específicos: diagnosticar os conteúdos de difícil aprendizagem; produzir materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental (EF) na impressora 3D; avaliar os materiais em sala de aula em situações de estágio. De abordagem qualitativa, inicialmente, foi feita pesquisa bibliográfica sobre a temática e realizado diagnóstico na etapa I do ECS; num segundo momento, foi elaborado material didático para avaliação na Etapa II do ECS em sala de aula. Esta pesquisa está integrada às práticas de ensino e pesquisa desenvolvidas no Centro de Educação Rosa de Saberes do Campus Rio Verde e Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE e ao LabMaker. Os resultados indicam que o uso de metodologias ativas é importante para o ensino aprendizagem, tanto para os alunos, quanto para que os futuros professores inovem sua práxis.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscila Jaqueline de Olveira Silva (priscila.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-07-02T22:15:12Z No. of bitstreams: 1 tcc_Priscila Jaqueline_de_Oliveira_Silva.pdf: 1798606 bytes, checksum: 9bc5ee4bb4d9d4e5a609ea6b970576c1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-07-03T11:47:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Priscila Jaqueline_de_Oliveira_Silva.pdf: 1798606 bytes, checksum: 9bc5ee4bb4d9d4e5a609ea6b970576c1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-03T11:47:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Priscila Jaqueline_de_Oliveira_Silva.pdf: 1798606 bytes, checksum: 9bc5ee4bb4d9d4e5a609ea6b970576c1 (MD5) Previous issue date: 2023-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectMateriais didáticospt_BR
dc.subjectTeaching materialspt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectEducação Makerpt_BR
dc.subjectMaker Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANCORADO NAS METODOLOGIAS ATIVAS E EDUCAÇÃO MAKER EM CONTEXTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADOpt_BR
dc.title.alternativeSCIENCE TEACHING IN THE FINAL YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION ANCHORED IN ACTIVE METHODOLOGIES AND MAKER EDUCATION IN A SUPERVISED INTERNSHIP CONTEXTpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Priscila Jaqueline_de_Oliveira_Silva.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.