Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4588
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PERSPECTIVA E DESAFIOS DO DIRETOR NA INCLUSÃO ESCOLAR
Autor(es): Peres, Cheila Cecília Leão Ribeiro
Primeiro Orientador: Souza, Calixto Junior de
Resumo: Educar uma criança com alguma necessidade especial demanda conhecimentos acerca das suas principais características, comportamentos, áreas mais comprometidas, dentre outras. Desse modo, o presente estudo se mostra relevante para a prática pedagógica, pois de nada adianta ter um aluno com necessidades educacionais especiais matriculado na escola se não houver pessoas comprometidas. Caso contrário, o aluno será apenas mais uma das crianças “incluídas”, portanto, é preciso se empenhar para garantir o aprendizado a todos. Mediante isto, busca-se refletir sobre as perspectivas e os desafios do gestor escolar na inclusão das crianças na rede regular de ensino. Neste sentido, vislumbra-se contribuir no tocante ao papel do gestor em compreender a necessidade de promover não só o direito à educação, mas, também, à diversidade na educação, e redimensionar o seu olhar promovendo ações voltadas para o processo de construção de práticas que atendam todas as crianças, por meio da aplicação da gestão democrática e participativa nas unidades escolares. Assim, surgem as questões que deram origem ao problema de pesquisa: qual é o papel do gestor perante a inclusão escolar? Como o gestor articula a inclusão na escola? A partir destes questionamentos, objetiva-se apresentar os métodos positivos da gestão escolar no âmbito da educação inclusiva. No tocante à metodologia empregada foi por meio do método dedutivo, na pesquisa bibliográfica e exploratória, tendo como resultado da pesquisa que o exercício de gestão na inclusão escolar passa por ações conjuntas que contribuem diretamente com resultados mais positivos na disposição da educação inclusiva. Portanto, a partir do levantamento temático, comprovou-se de maneira enfática que o papel do gestor na inclusão escolar é de suma importância, principalmente quando realizado com ações democráticas e participativas dentro da realidade da escola pela qual este educador gere.
Abstract: Educating a child with a special need requires knowledge about their main characteristics, behaviors, most compromised areas, among others. In this way, the present study proves to be relevant for the pedagogical practice, as there is no point in having a student with special educational needs enrolled in the school if there are no committed people. Otherwise, the student will be just another one of the “included” children, therefore, efforts must be made to guarantee learning for all. Through this, we seek to reflect on the role of the school manager in the inclusion of children in the regular education network. In this sense, it is envisaged to contribute with regard to the manager's role in understanding the need to promote not only the right to education, but also to diversity in education, and to re-dimension its perspective by promoting actions aimed at the process of building practices that serve all children, through the application of democratic and participatory management in school units. Thus, the questions that gave rise to the research problem arise: what is the role of the manager in relation to school inclusion? How does the manager articulate inclusion in the school? From these questions, the objective is to present the positive methods of school management in the context of inclusive education. Regarding the methodology used, it was, through the deductive method, in the bibliographical and exploratory research, having as a result of the research that the exercise of management in school inclusion goes through joint actions that contribute directly to more positive results in the provision of inclusive education. Therefore, from the thematic survey, it was emphatically proven that the role of the manager in school inclusion is of paramount importance, especially when carried out with democratic and participatory actions within the reality of the school for which this educator manages.
Palavras-chave: Gestor escolar
Educação inclusiva
Gestão democrática e participativa
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4588
Data do documento: 14-Set-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Educação e Trabalho Docente



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.