Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4587
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | “APRENDER PARA ENSINAR! EIS A MISSÃO SAGRADA DA MULHER”: O IDEÁRIO EDUCATIVO DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA NO LIVRO DAS NOIVAS (1896) |
metadata.dc.creator: | Costa, Jackelline Freire da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Morais, Kesi Line de |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar a concepção de educação da mulher, em Júlia Lopes de Almeida, a partir da análise de textos presentes no Livro das Noivas (1896). Neste percurso, buscou-se identificar o lugar social de Júlia Lopes, verificar os aspectos materiais que construíam a imagem do manual escolhido, examinando os textos educativos presente no referido livro e quais aspirações a autora almejava com tais escritos. Trata-se de uma pesquisa com foco documental, amparada nos pressupostos teóricos e metodológicos da História Cultural, revelando a representação social da mulher na transição do Império à República, pautados ainda no lugar de fala da escritora, processos de sociabilidade e discursos de poder e gênero. Observou-se que a obra em destaque compactuava com os ideários do período, buscando por meio de seus ideais formar a figura da mulher através de textos educativos permeados de aspectos matrimoniais, domésticos e maternais, enaltecendo a sua instrução enquanto mola propulsora do progresso. |
Abstract: | This work aimed to analyze Júlia Lopes de Almeida's conception of women's education, based on the analysis of texts present in the Book of Brides (1896). Along this path, we sought to identify Júlia Lopes' social place, verify the material aspects that constructed the image of the chosen manual, examining the educational texts present in that book and what aspirations the author aimed for with such writings. This is research with a documentary focus, supported by the theoretical and methodological assumptions of Cultural History, revealing the social representation of women in the transition from the Empire to the Republic, still based on the writer's place of speech, processes of sociability and discourses of power and gender. It was observed that the highlighted work was in agreement with the ideas of the period, seeking through its ideals to form the figure of women through educational texts permeated with matrimonial, domestic and maternal aspects, praising their education as a driving force of progress. |
Keywords: | Educação Mulher Livro das Noivas |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Trindade |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4587 |
Issue Date: | 4-Jun-2024 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação e Trabalho Docente |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mon_especialização_Jackelline Freire da Costa.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.