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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Hoannys, Nicolas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6660393140177953pt_BR
dc.contributor.referee1Brito, Renan-
dc.creatorBrito, Renan-
dc.date.accessioned2024-06-17T16:55:01Z-
dc.date.available2024-06-16-
dc.date.available2024-06-17T16:55:01Z-
dc.date.issued2023-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4565-
dc.description.abstracthe process of infrastructure development, particularly concerning highways, represents one of the most significant priorities for a country. In Brazil, the road transport mode takes a prominent position, being not only the most demanded but also the most significant. For this reason, the creation and maintenance of high-quality roads with suitable traffic conditions become imperative to ensure comfort and safety for users. In this context, the adaptation of sizing methods becomes crucial to guarantee the durability of roads as established in projects.The DNER Method has played a fundamental role in sizing Brazilian roads over the years. However, faced with substantial growth in the road sector, new techniques and methods became necessary, leading to the emergence of the Mechanistic-Empirical National Pavement Sizing Method (MeDiNa) in 2014. This method is based on a homonymous software and was proposed by the National Department of Transport Infrastructure (DNIT). This study aims to make a comparison between the traditional DNER method and the innovative Mechanistic-Empirical National Pavement Sizing Method (MeDiNa). The objective is to compare the two methods, analyzing which one provides more suitable sizing for the proposed design period of 20 years. These methods will be applied to the GO-156 highway in the urban areas of the cities of Anicuns-GO and Americano do Brasil-GO. The data used are provided by the Goiás State Infrastructure and Transportation Agency (GOINFRA)pt_BR
dc.description.resumoO processo de desenvolvimento da infraestrutura, sobretudo no que diz respeito às rodovias, representa uma das prioridades mais significativas para um país. No Brasil, o modal rodoviário assume uma posição de destaque, sendo não apenas o mais demandado, mas também o mais significativo. Por essa razão, a criação e manutenção de estradas de alta qualidade e condições de tráfego adequadas tornam-se imperativas para assegurar conforto e segurança aos usuários. Nesse contexto, a adaptação dos métodos de dimensionamento torna-se crucial, visando garantir a durabilidade das estradas conforme estabelecido nos projetos. O Método do DNER desempenhou um papel fundamental no dimensionamento das estradas brasileiras ao longo dos anos. Contudo, diante do crescimento expressivo no setor rodoviário, novas técnicas e métodos se fizeram necessários, culminando no surgimento do Método de Dimensionamento Nacional de Pavimentos (MeDiNa) em 2014. Este método é baseado em um software homônimo e foi proposto pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O presente estudo visa realizar uma comparação entre o método tradicional do DNER e o inovador Método de Dimensionamento Nacional de Pavimentos (MeDiNa). O objetivo é comparar os dois métodos, visando analisar qual obtém um dimensionamento mais adequado para o período de projeto proposto, 20 anos, aplicando esses métodos à rodovia GO-156 no perímetro urbano das cidades de Anicuns-GO e Americano do Brasil-GO. Os dados utilizados são fornecidos pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (GOINFRA).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renan Martins Brito (renan.brito@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-06-16T13:46:21Z No. of bitstreams: 1 tcc_Renan Martins.pdf: 2445189 bytes, checksum: ea019262c64f1e8b336fc8806436e395 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-06-17T16:52:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Renan Martins.pdf: 2445189 bytes, checksum: ea019262c64f1e8b336fc8806436e395 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-17T16:55:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Renan Martins.pdf: 2445189 bytes, checksum: ea019262c64f1e8b336fc8806436e395 (MD5) Previous issue date: 2023-12-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Trindadept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMétodo DNERpt_BR
dc.subjectMétodo MeDiNapt_BR
dc.subjectPavimentos Asfálticospt_BR
dc.subjectEstudo Comparativo e Dimensionamentopt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::PAVIMENTOSpt_BR
dc.titleESTUDO COMPARATIVO ENTRE O MÉTODO DE DIMENSIONAMENTO DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM (DNER) E O MÉTODO MECANÍSTICO-EMPÍRICO MEDINApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Civil

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