Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4557
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA OBRA REINAÇÕES DE NARIZINHO DE MONTEIRO LOBATO: ENFOQUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Título(s) alternativo(s): STORYTELLING IN THE WORK THE ADVENTURES OF LITTLE NOSE BY MONTEIRO LOBATO: FOCUS ON CHILDHOOD EDUCATION
Autor(es): Santos, Jéssica Silva dos
Primeiro Orientador: Renata Silva Pamplona, Renata
Primeiro Membro da Banca: SOUZA, Calixto Calixto Júnior de.
Segundo Membro da Banca: NUNES, Patrícia Patrícia Gouvêa.
Resumo: O objeto de estudo deste trabalho se refere à obra de Monteiro Lobato, Reinações de Narizinho (2020). O objetivo analisar a referida obra, associada ao contexto histórico da literatura e do processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, com a relevância da contação da história. As características e representações das personagens femininas (Dona Benta, Tia Nastácia, Lúcia e a boneca Emília) foram descritas e problematizadas no contexto sociocultural da época e com possíveis tangenciamentos na contemporaneidade. O uso da literatura infantil estimula momentos lúdicos, que além da aprendizagem na leitura e escrita envolve o trabalho com os gêneros textuais, as questões culturais, que instiga os alunos a se tornarem críticos e reflexivos. Os resultados sinalizam que a obra Reinações de Narizinho traz a representação feminina em um período histórico conservador, marcado pelo poder patriarcal. No entanto, as personagens femininas se mostram empoderadas com suas atitudes, conhecimentos, posicionamentos. Considera-se a obra importante para o trabalho em sala de aula e problematizações sobre diferentes temáticas. Compreende-se que a presença da literatura de Monteiro Lobato nas salas de aula, a Contação de histórias via sua obra, contribui para o resgate da constituição histórica e sociocultural brasileira no início do século XX. A continuidade deste estudo faz-se necessário dada a amplitude de detalhes da obra lobatiana e suas possíveis vertentes de análise. Palavras-chave: Monteiro Lobato. Contação de história. Representação feminina.
Abstract: The object of this research study refers to Monteiro Lobato's work, The Adventure of Little Nose (2020). The objective is to analyze the aforementioned work, associated with the literature historical context and the teaching and learning process in Early Childhood Education, with the relevance of storytelling. The characteristics and representations of the female characters (Lady Benta, Aunt Nastácia, Lúcia and the doll Emília) were described and problematized in the sociocultural context of that time period and with possible implications in contemporary times. The children's literature use encourages playful moments, which in addition to learning to read and write, involves working with textual genres and cultural issues, that encourages students to become critical and reflective. The results indicate that the work The Adventure of Little Nose brings female representation in a conservative historical period, marked by patriarchal power. However, the female characters appear empowered with their attitudes, knowledge, and positions. The work is considered important for classroom teaching and problematizations about different themes. It is understood that the presence of Monteiro Lobato's literature in classrooms, the storytelling via his work, contributes to the recovery of Brazilian historical and sociocultural constitution at the beginning of the 20th century. This study continuation is necessary given the breadth of details in Lobato's work and its possible aspects of analysis. Keywords: Monteiro Lobato. Storytelling. Female representation.
Palavras-chave: Monteiro Lobato
Storytelling
Female representation
Área do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4557
Data do documento: 6-Jun-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_esp_Jessica Silva dos Santos.pdf230,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
tcae_Jessica Silva dos Santos.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Declaração_Jessica Silva dos Santos.pdf332,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.