Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4530
metadata.dc.type: Dissertação
Title: INVESTIGANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES PARA ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
metadata.dc.creator: NEVES, Ana
metadata.dc.contributor.advisor1: MOREIRA, DÉBORA
metadata.dc.contributor.advisor-co1: FELICIO, CINTHIA
metadata.dc.contributor.referee1: Moreira, Débora
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Aline
metadata.dc.contributor.referee3: Nunes, Simara
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo aborda a investigação de “Práticas Pedagógicas Interdisciplinares para Alfabetização Ecológica” e a partir desse, desenvolveu um produto educacional no formato de E-book com propostas e sugestões. A alfabetização ecológica é um conceito fundamental que se refere à capacidade de compreender o sistema natural que está relacionado à nossa vida. Nesse sentido, a pesquisa objetiva investigar se é possível alfabetizar ecologicamente alunos do Ensino Fundamental utilizando práticas pedagógicas interdisciplinares. O percurso metodológico foi ancorado na abordagem qualitativa descritiva, com a utilização das técnicas de observação, questionário e entrevista. Contudo, também foram considerados dados quantitativos para análise interpretativa. Os sujeitos da pesquisa foram os professores e alunos da turma do 3° ano de Ensino Fundamental do Centro de Ensino em Período Integral Michele Santinoni , no município de Ipameri/GO. A coleta de dados ocorreu em sala de aula e no espaço externo da escola na cidade de Ipameri. A coleta de dados possibilitou um levantamento das metodologias utilizadas para o Ensino de ciências por meio de entrevistas com docentes, grupo gestor e o impacto da mudança para uma perspectiva de Alfabetização Ecológica, os dados coletados foram analisados por meio da construção do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados foram ancorados nos indicadores de alfabetização ecológica demonstrados por Fritjof Capra. O produto educacional produzido foi um E-book, trazendo propostas de práticas pedagógicas interdisciplinares, com a descrição das atividades desenvolvidas, sugestões para adaptações e reflexões sobre a importância de se promover a alfabetização ecológica com crianças, no intuito de auxiliar ao professor a promoção de aulas alinhadas a essa abordagem, possibilitando aos estudantes a construção de um aprendizado mais autônomo, engajado, crítico e reflexivo.
Abstract: The present study addresses an important theme: The use of interdisciplinary workshops and integrative pedagogical practices in the teaching of science and Ecological Literacy in the 3rd year of elementary school. Ecological Literacy is a fundamental concept that refers to the ability to understand the natural system that is related to our life. It is a way of thinking about the world in terms of interactions within natural systems and includes assessing the consequences of human actions. This research project will seek to relate Ecological Literacy with the use of interdisciplinary workshops and integrative pedagogical practices. In this sense, the research aims to investigate whether it is possible to ecologically literate elementary school students using interdisciplinary workshops and integrative pedagogical practices in science teaching. The methodological path was be anchored in the qualitative descriptive approach and in the use of observation, questionnaire and interview techniques.
Keywords: Alfabetização Ecológica
Ensino de ciências
Engajamento dos estudantes
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4530
Issue Date: 15-Mar-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Ana Correa Neves.pdfDissertação3,41 MBAdobe PDFView/Open
Produto educacional_Ana Correa Neves.pdfProduto Educacional33,85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.