Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4530
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Moreira, Débora-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0892554192927049pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Felício, Cinthia-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9383981224780622pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Débora-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0892554192927049pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Aline-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9179710253427937pt_BR
dc.contributor.referee3Nunes, Simara-
dc.creatorNeves, Ana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6652627796548586pt_BR
dc.date.accessioned2024-05-13T15:04:32Z-
dc.date.available2024-05-11-
dc.date.available2024-05-13T15:04:32Z-
dc.date.issued2024-03-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4530-
dc.description.abstractThe present study addresses an important theme: The use of interdisciplinary workshops and integrative pedagogical practices in the teaching of science and Ecological Literacy in the 3rd year of elementary school. Ecological Literacy is a fundamental concept that refers to the ability to understand the natural system that is related to our life. It is a way of thinking about the world in terms of interactions within natural systems and includes assessing the consequences of human actions. This research project will seek to relate Ecological Literacy with the use of interdisciplinary workshops and integrative pedagogical practices. In this sense, the research aims to investigate whether it is possible to ecologically literate elementary school students using interdisciplinary workshops and integrative pedagogical practices in science teaching. The methodological path was be anchored in the qualitative descriptive approach and in the use of observation, questionnaire and interview techniques.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo aborda a investigação de “Práticas Pedagógicas Interdisciplinares para Alfabetização Ecológica” e a partir desse, desenvolveu um produto educacional no formato de E-book com propostas e sugestões. A alfabetização ecológica é um conceito fundamental que se refere à capacidade de compreender o sistema natural que está relacionado à nossa vida. Nesse sentido, a pesquisa objetiva investigar se é possível alfabetizar ecologicamente alunos do Ensino Fundamental utilizando práticas pedagógicas interdisciplinares. O percurso metodológico foi ancorado na abordagem qualitativa descritiva, com a utilização das técnicas de observação, questionário e entrevista. Contudo, também foram considerados dados quantitativos para análise interpretativa. Os sujeitos da pesquisa foram os professores e alunos da turma do 3° ano de Ensino Fundamental do Centro de Ensino em Período Integral Michele Santinoni , no município de Ipameri/GO. A coleta de dados ocorreu em sala de aula e no espaço externo da escola na cidade de Ipameri. A coleta de dados possibilitou um levantamento das metodologias utilizadas para o Ensino de ciências por meio de entrevistas com docentes, grupo gestor e o impacto da mudança para uma perspectiva de Alfabetização Ecológica, os dados coletados foram analisados por meio da construção do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados foram ancorados nos indicadores de alfabetização ecológica demonstrados por Fritjof Capra. O produto educacional produzido foi um E-book, trazendo propostas de práticas pedagógicas interdisciplinares, com a descrição das atividades desenvolvidas, sugestões para adaptações e reflexões sobre a importância de se promover a alfabetização ecológica com crianças, no intuito de auxiliar ao professor a promoção de aulas alinhadas a essa abordagem, possibilitando aos estudantes a construção de um aprendizado mais autônomo, engajado, crítico e reflexivo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Correa Neves (ana.correa1@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-05-12T00:39:11Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Ana Correa Neves.pdf: 3496754 bytes, checksum: b0d189c545f854225afc5da532a3a094 (MD5) PE corrigido2.pdf: 34662437 bytes, checksum: 8bff0e97b90895ff3d80187b3f362fca (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-05-13T15:01:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação Ana Correa Neves.pdf: 3496754 bytes, checksum: b0d189c545f854225afc5da532a3a094 (MD5) PE corrigido2.pdf: 34662437 bytes, checksum: 8bff0e97b90895ff3d80187b3f362fca (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-13T15:04:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Ana Correa Neves.pdf: 3496754 bytes, checksum: b0d189c545f854225afc5da532a3a094 (MD5) PE corrigido2.pdf: 34662437 bytes, checksum: 8bff0e97b90895ff3d80187b3f362fca (MD5) Previous issue date: 2024-03-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização Ecológicapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEngajamento dos estudantespt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleINVESTIGANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES PARA ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Ana Correa Neves.pdfDissertação3,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto educacional_Ana Correa Neves.pdfProduto Educacional33,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.