Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4466
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Políticas Públicas de combate a evasão escolar no Brasil
Autor(es): Reis, Regyane
Primeiro Orientador: Conceição, Marcus Vinícius
Primeiro Membro da Banca: Mariano, Sangelita
Segundo Membro da Banca: Bergamo, Thelma
Resumo: Este artigo analisa políticas públicas implementadas no Brasil destinadas a reduzir as taxas de evasão na educação básica. O estudo destaca a importância das iniciativas de combate à evasão, investigando as estratégias adotadas pelos governos. A análise destaca os desafios enfrentados e as lições aprendidas, com foco na necessidade contínua de avaliar e adaptar políticas para responder às dinâmicas de mudança do sistema educacional brasileiro. Este artigo contribui para a compreensão do impacto das políticas públicas no combate à evasão. Contudo, resolver o problema da evasão na educação básica requer o envolvimento do poder público em todos os níveis (federal, estadual e municipal) e a implementação de políticas públicas eficazes que garantam uma educação de qualidade e criem condições favoráveis para que os estudantes se mantenham em sala de aula.
Abstract: This article analyzes public policies implemented in Brazil aimed at reducing dropout rates in basic education. The study highlights the importance of initiatives to combat evasion, investigating the strategies adopted by governments. The analysis highlights the challenges faced and lessons learned, focusing on the ongoing need to evaluate and adapt policies to respond to the changing dynamics of the Brazilian educational system. This article contributes to understanding the impact of public policies in combating evasion. However, solving the problem of dropout rates in basic education requires the involvement of public authorities at all levels (federal, state and municipal) and the implementation of effective public policies that guarantee quality education and create favorable conditions for students to remain in the classroom.
Palavras-chave: Políticas Públicas
Evasão escolar
Fracasso escolar
Área do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4466
Data do documento: 12-Mar-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Regyane Rodrigues dos Reis.pdf903,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.