Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4448
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA VIVENCIADA NA PRÁTICA DE ESTÁGIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: REVISANDO O CONCEITO E ANALISANDO OS FATOS |
Autor(es): | Silva, Andria Guimarães Bonfim |
Primeiro Orientador: | Conceição, Marcus Vinícius da Costa |
Primeiro Membro da Banca: | Mariano, Sangelita Miranda Franco |
Segundo Membro da Banca: | Bergamo, Thelma Maria de Moura |
Resumo: | O presente trabalho fundamenta-se na construção sociológica de Pierre Bourdieu, com o objetivo de analisar o conceito de violência simbólica e relacioná-lo à experiência no estágio de educação infantil. Ao refletir sobre essa vivência, os autores do presente artigo reconhecem a necessidade de abordar certos eventos relacionados à forma como as crianças são tratadas durante as aulas. Assim, a pesquisa busca destacar como a violência simbólica se manifesta de maneira sutil, assumindo diferentes formas, com ênfase na violência psicológica. A metodologia adotada consiste em uma abordagem qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica, em conformidade com os princípios das ciências sociais e humanas. Além disso, o estudo é de natureza exploratória, baseado na análise do ambiente observado durante o estágio. Com base nessa investigação, torna-se evidente a consonância do contexto escolar brasileiro com o discurso dominante, e como as práticas educacionais contribuem para perpetuar esse discurso. Por fim, é essencial analisar como a violência simbólica se manifesta na educação infantil e como as ações pedagógicas estão intrinsecamente ligadas a essa prática. |
Abstract: | The present work is based on Pierre Bourdieu's sociological construction, with the objective of analyzing the concept of symbolic violence and relating it to the experience in early childhood education. By reflecting on this experience, the authors of this article recognize the need to address certain events related to the way children are treated during classes. Thus, the research seeks to highlight how the symbolic violence manifests itself in a subtle way, taking different forms, with an emphasis on psychological violence. The methodology adopted consists of a qualitative approach, using bibliographic research, in accordance with the principles of social and human sciences. Furthermore, the study is exploratory in nature, based on the analysis of the environment observed during the internship. Based on this investigation, the consonance of the Brazilian school context with the dominant discourse becomes evident, and how educational practices contribute to perpetuating this discourse. Finally, it is essential to analyze how symbolic violence manifests itself in early childhood education and how pedagogical actions are intrinsically linked to this practice. |
Palavras-chave: | Violência simbólica Família Criança Ações pedagógicas |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Morrinhos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4448 |
Data do documento: | 12-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Andria Guimaraes Bonfim Silva.pdf | tcc_Andria Guimaraes Bonfim Silva | 700,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.