Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4448
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Conceição, Marcus Vinícius da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/5367034769218991pt_BR
dc.contributor.referee1Mariano, Sangelita Miranda Franco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240496516313247pt_BR
dc.contributor.referee2Bergamo, Thelma Maria de Moura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0108721244666715pt_BR
dc.creatorSilva, Andria Guimarães Bonfim-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8301551904020875pt_BR
dc.date.accessioned2024-04-02T22:57:54Z-
dc.date.available2024-04-02T22:57:54Z-
dc.date.issued2024-02-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4448-
dc.description.abstractThe present work is based on Pierre Bourdieu's sociological construction, with the objective of analyzing the concept of symbolic violence and relating it to the experience in early childhood education. By reflecting on this experience, the authors of this article recognize the need to address certain events related to the way children are treated during classes. Thus, the research seeks to highlight how the symbolic violence manifests itself in a subtle way, taking different forms, with an emphasis on psychological violence. The methodology adopted consists of a qualitative approach, using bibliographic research, in accordance with the principles of social and human sciences. Furthermore, the study is exploratory in nature, based on the analysis of the environment observed during the internship. Based on this investigation, the consonance of the Brazilian school context with the dominant discourse becomes evident, and how educational practices contribute to perpetuating this discourse. Finally, it is essential to analyze how symbolic violence manifests itself in early childhood education and how pedagogical actions are intrinsically linked to this practice.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho fundamenta-se na construção sociológica de Pierre Bourdieu, com o objetivo de analisar o conceito de violência simbólica e relacioná-lo à experiência no estágio de educação infantil. Ao refletir sobre essa vivência, os autores do presente artigo reconhecem a necessidade de abordar certos eventos relacionados à forma como as crianças são tratadas durante as aulas. Assim, a pesquisa busca destacar como a violência simbólica se manifesta de maneira sutil, assumindo diferentes formas, com ênfase na violência psicológica. A metodologia adotada consiste em uma abordagem qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica, em conformidade com os princípios das ciências sociais e humanas. Além disso, o estudo é de natureza exploratória, baseado na análise do ambiente observado durante o estágio. Com base nessa investigação, torna-se evidente a consonância do contexto escolar brasileiro com o discurso dominante, e como as práticas educacionais contribuem para perpetuar esse discurso. Por fim, é essencial analisar como a violência simbólica se manifesta na educação infantil e como as ações pedagógicas estão intrinsecamente ligadas a essa prática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Andria Guimarães Bonfim Silva (andria.guimaraes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-04-02T00:21:14Z No. of bitstreams: 1 tcc_Andria Guimaraes Bonfim Silva.pdf: 716967 bytes, checksum: ec57cccfed057615a5516e78dfaff7a2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-04-02T17:24:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Andria Guimaraes Bonfim Silva.pdf: 716967 bytes, checksum: ec57cccfed057615a5516e78dfaff7a2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-04-02T22:55:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Andria Guimaraes Bonfim Silva.pdf: 716967 bytes, checksum: ec57cccfed057615a5516e78dfaff7a2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-02T22:57:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Andria Guimaraes Bonfim Silva.pdf: 716967 bytes, checksum: ec57cccfed057615a5516e78dfaff7a2 (MD5) Previous issue date: 2024-02-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolência simbólicapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAções pedagógicaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA VIVENCIADA NA PRÁTICA DE ESTÁGIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: REVISANDO O CONCEITO E ANALISANDO OS FATOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Andria Guimaraes Bonfim Silva.pdftcc_Andria Guimaraes Bonfim Silva700,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.