Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4445
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ENSINO DE GEOGRAFIA E A (DES)CONSTRUÇÃO DO ORIENTE: superando o pensamento concreto
Autor(es): Vaz Peixoto, Ana Maria
Primeiro Orientador: Fernandes de Oliveira, Fernando
Resumo: O presente trabalho aborda a preocupação do professor de Geografia em incitar o aluno a refletir sobre seu espaço e a superar o pensamento concreto. Buscou-se, nessa ótica, mensurar como a sociedade chinesa continuou, num contexto pandêmico, a promover investimentos em transportes interna e externamente. Para tanto, focamos na elucidação de alguns questionamentos em relação ao tema, como o comportamento da China diante de pandemias, as diferentes agressões externas sofridas e os impactos de tais episódios ao seu parque produtivo. Os procedimentos metodológicos basearam-se em revisão bibliográfica e análise de dados disponíveis em fontes diversas. Os resultados sugerem a importância da mediação do professor de Geografia para a compreensão de assuntos concernentes à estruturação do espaço geográfico. Além do mais, disponibilizamos uma proposta de sequência didática voltada à abordagem do tema em destaque, no escopo de que a ligação estratégica de atividades possa subsidiar a relação ensino-aprendizagem do fenômeno investigado.
Abstract: The present work addresses the concern of the Geography teacher in inciting the student to reflect on his space and to overcome concrete thinking. From this perspective, we sought to measure how Chinese society continued, in a pandemic context, to promote investments in transport internally and externally. To this end, we focus on the elucidation of some questions in relation to the theme, such as China's behavior in the face of pandemics, the different external aggressions suffered and the impacts of such episodes on its productive park. The methodological procedures were based on literature review and analysis of data available from different sources. The results suggest the importance of the mediation of the Geography teacher for the understanding of issues related to the structuring of the geographic space. In addition, we provide a proposal for a didactic sequence aimed at addressing the highlighted theme, in the scope that the strategic connection of activities can subsidize the teaching-learning relationship of the investigated phenomenon.
Palavras-chave: Espaço geográfico
China
Redes de transporte
Sequência didática
Área do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4445
Data do documento: 31-Ago-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos - Especialização (Outras instituições - Extra IF Goiano)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_esp_Ana Maria Vaz Peixoto.pdf437,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Ana Maria Vaz Peixoto.pdf90,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Ana Maria Vaz Peixoto.pdf223,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.