Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4445
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Fernando Fernandes de-
dc.creatorPeixoto, Ana Maria Vaz-
dc.date.accessioned2024-04-01T23:39:49Z-
dc.date.available2024-03-31-
dc.date.available2024-04-01T23:39:49Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4445-
dc.description.abstractThe present work addresses the concern of the Geography teacher in inciting the student to reflect on his space and to overcome concrete thinking. From this perspective, we sought to measure how Chinese society continued, in a pandemic context, to promote investments in transport internally and externally. To this end, we focus on the elucidation of some questions in relation to the theme, such as China's behavior in the face of pandemics, the different external aggressions suffered and the impacts of such episodes on its productive park. The methodological procedures were based on literature review and analysis of data available from different sources. The results suggest the importance of the mediation of the Geography teacher for the understanding of issues related to the structuring of the geographic space. In addition, we provide a proposal for a didactic sequence aimed at addressing the highlighted theme, in the scope that the strategic connection of activities can subsidize the teaching-learning relationship of the investigated phenomenon.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a preocupação do professor de Geografia em incitar o aluno a refletir sobre seu espaço e a superar o pensamento concreto. Buscou-se, nessa ótica, mensurar como a sociedade chinesa continuou, num contexto pandêmico, a promover investimentos em transportes interna e externamente. Para tanto, focamos na elucidação de alguns questionamentos em relação ao tema, como o comportamento da China diante de pandemias, as diferentes agressões externas sofridas e os impactos de tais episódios ao seu parque produtivo. Os procedimentos metodológicos basearam-se em revisão bibliográfica e análise de dados disponíveis em fontes diversas. Os resultados sugerem a importância da mediação do professor de Geografia para a compreensão de assuntos concernentes à estruturação do espaço geográfico. Além do mais, disponibilizamos uma proposta de sequência didática voltada à abordagem do tema em destaque, no escopo de que a ligação estratégica de atividades possa subsidiar a relação ensino-aprendizagem do fenômeno investigado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Maria Vaz Peixoto (ana.peixoto1@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-03-31T13:38:19Z No. of bitstreams: 4 termo_de_autorizacao-preenchido.pdf: 92723 bytes, checksum: 7213a65390f998cb7126760d157d0e22 (MD5) Texto De Conclusão de Especilaização.pdf: 447789 bytes, checksum: eae0d94bf174bafda04ebfda786f566f (MD5) Ata Da Banca.pdf: 229040 bytes, checksum: 400b38c31284b6ec14bb9dc63cea2e16 (MD5) Avaliação orientador.pdf: 233404 bytes, checksum: a6fd30e623fe7c8f0b15ad6a7e40319a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-04-01T23:38:39Z (GMT) No. of bitstreams: 4 termo_de_autorizacao-preenchido.pdf: 92723 bytes, checksum: 7213a65390f998cb7126760d157d0e22 (MD5) Texto De Conclusão de Especilaização.pdf: 447789 bytes, checksum: eae0d94bf174bafda04ebfda786f566f (MD5) Ata Da Banca.pdf: 229040 bytes, checksum: 400b38c31284b6ec14bb9dc63cea2e16 (MD5) Avaliação orientador.pdf: 233404 bytes, checksum: a6fd30e623fe7c8f0b15ad6a7e40319a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-04-01T23:39:41Z (GMT) No. of bitstreams: 4 termo_de_autorizacao-preenchido.pdf: 92723 bytes, checksum: 7213a65390f998cb7126760d157d0e22 (MD5) Texto De Conclusão de Especilaização.pdf: 447789 bytes, checksum: eae0d94bf174bafda04ebfda786f566f (MD5) Ata Da Banca.pdf: 229040 bytes, checksum: 400b38c31284b6ec14bb9dc63cea2e16 (MD5) Avaliação orientador.pdf: 233404 bytes, checksum: a6fd30e623fe7c8f0b15ad6a7e40319a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-01T23:39:49Z (GMT). No. of bitstreams: 4 termo_de_autorizacao-preenchido.pdf: 92723 bytes, checksum: 7213a65390f998cb7126760d157d0e22 (MD5) Texto De Conclusão de Especilaização.pdf: 447789 bytes, checksum: eae0d94bf174bafda04ebfda786f566f (MD5) Ata Da Banca.pdf: 229040 bytes, checksum: 400b38c31284b6ec14bb9dc63cea2e16 (MD5) Avaliação orientador.pdf: 233404 bytes, checksum: a6fd30e623fe7c8f0b15ad6a7e40319a (MD5) Previous issue date: 2023-08-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspaço geográficopt_BR
dc.subjectChinapt_BR
dc.subjectRedes de transportept_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO ENSINO DE GEOGRAFIA E A (DES)CONSTRUÇÃO DO ORIENTE: SUPERANDO O PENSAMENTO CONCRETOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos - Especialização (Outras instituições - Extra IF Goiano)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_esp_Ana Maria Vaz Peixoto.pdf437,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Ana Maria Vaz Peixoto.pdf90,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Ana Maria Vaz Peixoto.pdf223,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.