Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4415
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O USO DA HISTÓRIA EM QUADRINHO NA EDUCAÇÃO: evidenciando a ciência por meio do cotidiano
Autor(es): da Silva, Letícia dos Santos
Primeiro Orientador: da Silveira, Rafael Gomes
Primeiro Membro da Banca: Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro
Segundo Membro da Banca: dos Santos, Maria Licia
Resumo: O presente projeto foi destinado para a criação de uma fanzine para a utilização como ferramenta pedagógica para o profissional da educação em aulas sobre estequiometria na disciplina de química. A produção do projeto foi dividida em quatro etapas: a primeira é a distinção do público-alvo, realização do levantamento bibliográfico acerca do tema escolhido e conteúdo norteador; Na segunda etapa foi elaborado o roteiro e o conteúdo das aulas; A terceira etapa dirigiu-se para a produção de esboços/rascunhos; Na quarta etapa finalizou-se o material e desenvolveu-se um questionário. A realização do projeto dividiu-se em três momentos: Aplicação de um pré-questionário, laboração das aula e aplicação do pós-questionário, respectivamente. O presente trabalho apresenta uma alternativa lúdica para conteúdos vistos pelos estudantes como “abstratos” e dificutosos, possibilitando uma maior aceitação e estímulo ao interesse nos conteúdos da disciplina de química. Os resultados obtidos são um indicativo de aceitação e eficácia, além de demontrarem possibilidades de aplicação em outros conteúdos. Espera-se que a utilização de histórias em quadrinhos ou fanzines, possam possibilitar aulas dinâmica e divertidas que instiguem o senso crítico, criatividade, participação e a interpretação dos estudantes.
Abstract: The present project was intended for the creation of a fanzine for use as a pedagogical tool for education professionals in classes on stoichiometry in the chemistry discipline. The project production was divided into four stages: the first involves defining the target audience, conducting a literature review on the chosen theme, and developing guiding content. In the second stage, the script and content of the lessons were elaborated. The third stage focused on producing sketches/drafts. In the fourth stage, the material was finalized, and a questionnaire was developed. The project implementation consisted of three moments: administration of a pre-questionnaire, preparation of the lessons, and administration of the post-questionnaire, respectively. This work presents a playful alternative for content perceived by students as "abstract" and challenging, enabling greater acceptance and stimulating interest in the contents of the chemistry discipline. The obtained results indicate acceptance and effectiveness, as well as demonstrate possibilities for application in other subjects. It is expected that the use of comic books or fanzines can provide dynamic and enjoyable lessons that encourage critical thinking, creativity, participation, and student interpretation.
Palavras-chave: Ciência
Fanzine
Ilustrações
Ensino lúdico
Material
Área do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4415
Data do documento: 12-Dez-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Leticia dos Santos da silva.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.