Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4415
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1da Silveira, Rafael Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7946573339859677pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro-
dc.contributor.referee2dos Santos, Maria Licia-
dc.creatorda Silva, Letícia dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/327758026923023pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-21T01:35:10Z-
dc.date.available2024-03-21T01:35:10Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4415-
dc.description.abstractThe present project was intended for the creation of a fanzine for use as a pedagogical tool for education professionals in classes on stoichiometry in the chemistry discipline. The project production was divided into four stages: the first involves defining the target audience, conducting a literature review on the chosen theme, and developing guiding content. In the second stage, the script and content of the lessons were elaborated. The third stage focused on producing sketches/drafts. In the fourth stage, the material was finalized, and a questionnaire was developed. The project implementation consisted of three moments: administration of a pre-questionnaire, preparation of the lessons, and administration of the post-questionnaire, respectively. This work presents a playful alternative for content perceived by students as "abstract" and challenging, enabling greater acceptance and stimulating interest in the contents of the chemistry discipline. The obtained results indicate acceptance and effectiveness, as well as demonstrate possibilities for application in other subjects. It is expected that the use of comic books or fanzines can provide dynamic and enjoyable lessons that encourage critical thinking, creativity, participation, and student interpretation.pt_BR
dc.description.resumoO presente projeto foi destinado para a criação de uma fanzine para a utilização como ferramenta pedagógica para o profissional da educação em aulas sobre estequiometria na disciplina de química. A produção do projeto foi dividida em quatro etapas: a primeira é a distinção do público-alvo, realização do levantamento bibliográfico acerca do tema escolhido e conteúdo norteador; Na segunda etapa foi elaborado o roteiro e o conteúdo das aulas; A terceira etapa dirigiu-se para a produção de esboços/rascunhos; Na quarta etapa finalizou-se o material e desenvolveu-se um questionário. A realização do projeto dividiu-se em três momentos: Aplicação de um pré-questionário, laboração das aula e aplicação do pós-questionário, respectivamente. O presente trabalho apresenta uma alternativa lúdica para conteúdos vistos pelos estudantes como “abstratos” e dificutosos, possibilitando uma maior aceitação e estímulo ao interesse nos conteúdos da disciplina de química. Os resultados obtidos são um indicativo de aceitação e eficácia, além de demontrarem possibilidades de aplicação em outros conteúdos. Espera-se que a utilização de histórias em quadrinhos ou fanzines, possam possibilitar aulas dinâmica e divertidas que instiguem o senso crítico, criatividade, participação e a interpretação dos estudantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letícia dos Santos da Silva (leticia.silva1@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-03-20T20:13:21Z No. of bitstreams: 1 tcc_Leticia dos Santos da silva.pdf: 1997339 bytes, checksum: 71cb500adc05adaf5c559f1044dfd58a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-03-21T01:30:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Leticia dos Santos da silva.pdf: 1997339 bytes, checksum: 71cb500adc05adaf5c559f1044dfd58a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-21T01:35:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Leticia dos Santos da silva.pdf: 1997339 bytes, checksum: 71cb500adc05adaf5c559f1044dfd58a (MD5) Previous issue date: 2023-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectFanzinept_BR
dc.subjectIlustraçõespt_BR
dc.subjectEnsino lúdicopt_BR
dc.subjectMaterialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO USO DA HISTÓRIA EM QUADRINHO NA EDUCAÇÃO: evidenciando a ciência por meio do cotidianopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Leticia dos Santos da silva.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.