Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4406
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ANÁLISE DO NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE GOIÁS: UMA REFLEXÃO SOBRE O COMPONENTE CURRICULAR DE FÍSICA NOS DOCUMENTOS ORIENTADORES |
Autor(es): | Oliveira, Ana Caroline Pereira |
Primeiro Orientador: | Teixeira, Danilo Missias |
Primeiro Membro da Banca: | Rodrigues, Leticia Valvassori |
Segundo Membro da Banca: | Meireles, Lucas Vidal de |
Resumo: | O Novo Ensino Médio está em processo de implementação gradativa nas escolas públicas e privadas de todo o território nacional desde a publicação da nova Lei Federal nº 13.415, de 2017. No estado de Goiás, o Documento Curricular para Goiás – Etapa Ensino Médio, concluído no ano de 2021, tem sido utilizado como guia orientador dos objetos de conhecimentos, habilidades e competências a serem trabalhados em todas as escolas. Como principais características deste novo ensino temos a inclusão de Itinerários Formativos e o aumento da carga horária anual para o Ensino Médio. No entanto, os componentes curriculares da Formação Geral Básica, entre eles a Física, terão uma redução da carga horária, visto que parte da carga horária dará espaço aos Itinerários Formativos, trilhas experimentais e eletivas. Neste sentido, o presente trabalho procurou identificar e analisar como vem ocorrendo a implantação do Novo Ensino Médio e suas modificações no estado de Goiás, a partir da análise dos documentos orientadores para escolas estaduais goianas, principalmente na área de Ciências da Natureza. Concluiu-se que, principalmente se considerarmos o acréscimo das aulas experimentais, o Novo Ensino Médio pode trazer benefícios à educação estadual de Goiás, mas esta implementação deve ocorrer de forma ordenada, com auxílio efetivo da Secretaria Estadual de Educação, considerando melhorias na formação e preparação do docente, além de viabilizar meios materiais como laboratórios e equipamentos para as aulas. |
Abstract: | The process of implementation to the New High School is taking place gradually in public and private schools across the country since the new Federal Law No. 13.415 publication in 2017. In Goiás state, the Curricular Document for Goiás – High School Stage, finished in 2021, has been used as guide for objects of knowledge, skills and competences to be worked in all schools. The main features of this new teaching are the inclusion of Training Itineraries and increase in annual workload for High School. However, curricular components of Basic General Training, including Physics, will be reduced in classroom hours, since they will be part of the space for Training Itineraries, experimental and elective trails. The purpose of this work is identify how the implementation of the New High School is taking place and its modifications in the state of Goiás, based on the analysis of the guiding documents for state schools in Goiás, mostly in Natural Sciences. So, especially if we consider experimental classes addition, the New High School bring benefits to state education in Goiás, but this implementation must occur neatly, with the help of State Department of Education assistance, considering improvements in training, and teacher preparation, beyond providing material means such as laboratories, and equipment for classes. |
Palavras-chave: | Documento Curricular para Goiás Novo Ensino Médio Trilhas Experimentais |
Área do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Posse |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4406 |
Data do documento: | 28-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Ana Caroline Pereira.pdf | tcc_Ana Caroline Pereira | 2,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.