Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4391
metadata.dc.type: | Tese |
Title: | CONSTRUIR, DESCONTRUIR, RECONSTRUIR: PERCUSOS DA VOZ, DA MEMÓRIA E DA IDENTIDADE EM ELVIRA VIGNA |
Other Titles: | Construct, deconstruct, reconstruct: journeys of voice, memory, and identity in Elvira Vigna |
metadata.dc.creator: | Silva, Hellyana Rocha e |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Borges, Luciana |
metadata.dc.contributor.referee1: | Borges, Luciana |
metadata.dc.contributor.referee2: | Carrijo, Silvana Augusta Barbosa |
metadata.dc.contributor.referee3: | Carneiro, Fabianna Simão Bellizzi |
metadata.dc.contributor.referee4: | David, Nismária Alves |
metadata.dc.contributor.referee5: | Leite, Suely |
metadata.dc.description.resumo: | A presente tese analisa a prosa literária produzida pela escritora carioca Elvira Vigna (1947-2017), buscando compreender a representação feminina em três romances: Nada a dizer (2010), O que deu para fazer em matéria de história de amor (2012) e Como se estivéssemos em palimpsesto de putas (2016). A análise se dá a partir da postulação da relação entre voz, memória e identidade e de como a representação desses três aspectos se constituem enquanto elementos significativos para entender o papel que as mulheres representam nos romances corpus do estudo. Nesse sentido, estabelecemos como chaves de leitura e compreensão das obras de Vigna quatro importantes categorias: descentramento, metalinguagem, fragmentação e memória palimpséstica. Essas categorias, além de direcionarem o entendimento dos textos, são mecanismos de construção da representação feminina proposta pela autora. Para tanto, mais do que examinar a construção de narradoras e de personagens, voltamos nossa atenção para a singularidade representada em cada uma dessas histórias, captando de que modo a recriação dos papéis femininos marcados pelo pensamento patriarcal implica, diretamente, na reconstrução identitária. Observaremos, também, em que medida a escrita de Vigna culmina não só numa proposta de reflexão acerca do fazer literário, mas nos revela novos modos de escrever e pensar o contemporâneo e suas conexões com o passado e as perspectivas de futuro. Orientando-nos por meio de contribuições interdisciplinares, os romances que compõem essa investigação serão examinados à luz dos estudos feministas e de gênero, representados pelo pensamento de Virginia Woolf (1882-1941) e Judith Butler (1956); das teorias que versam sobre a construção do ato de narrar, tal como formulada por Walter Benjamin (1892-1940); e dos estudos e pesquisas que discutem memória e identidade, como os desenvolvidos por Jeanne Marie Gagnebin (1949), por Stuart Hall (1932-2014), entre outros. |
Abstract: | This thesis analyzes the literary prose produced by the Rio de Janeiro writer Elvira Vigna (1947-2017), seeking to understand the female representation in three novels: Nada a dizer (2010), O que deu para fazer em matéria de história de amor (2012) and Como se estivéssemos em palimpsesto de putas (2016). The analysis is based on the postulation of the relationship between voice, memory, and identity and how the representation of these three aspects constitutes themselves as significant elements understanding the role that women play in the novel corpus of the study. In this sense, we establish four important categories as keys to read and understand Vigna's works: decentering, metalanguage, fragmentation, and palimpsestic memory. These categories, in addition to directing the understanding of the texts, are mechanisms for constructing the female representation proposed by the author. To this end, more than examining the construction of narrators and characters, we turn our attention to the singularity represented in each of these stories, capturing how the recreation of female roles marked by patriarchal thinking directly implies the reconstruction of identity. We will also observe to what extent Vigna's writing culminates not only in a proposal for reflection on literary work but also reveals to us new ways of writing and thinking about the contemporary and its connections with the past and future perspectives. Guiding us through interdisciplinary contributions, the novels that make up this investigation will be examined in the light of feminist and gender studies, represented by the thoughts of Virginia Woolf (1882-1941) and Judith Butler (1956); the theories that deal with the construction of the act of narrating, as formulated by Walter Benjamin (1892-1940); and studies and research that discuss memory and identity, such as those developed by Jeanne Marie Gagnebin (1949), Stuart Hall (1932-2014), among others. |
Keywords: | Elvira Vigna Representação Feminina Voz Memória Identidade |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituição extra IF Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | Instituição extra IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Instituição externa ao IF Goiano (especificar no Resumo/abstract) |
metadata.dc.publisher.program: | Instituição externa (descrever o nome da instituição no resumo/abstract) |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4391 |
Issue Date: | 7-Feb-2024 |
Appears in Collections: | Teses e dissertações defendidas em outras Instituições |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese versão final - Hellyana Rocha e Silva.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.