Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4390
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DO GÊNERO FÁBULA PARA ALUNOS DO 3° ANO: UMA PROPOSTA COM A OBRA FÁBULAS DE MONTEIRO LOBATO
Autor(es): FARIA, ALEXSANDRA, VIEIRA DE
Primeiro Orientador: OLIVEIRA, BRUNO, SILVA
Resumo: O presente artigo relata sobre a importância da utilização do gênero textual fábula no ensino-aprendizagem para os alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I, por ser um instrumento didático literário motivador e benéfico que auxilia o aprendizado na formação de futuros leitores e escritores autônomos. As teorias abordadas neste texto versam por conhecimentos característicos desde o surgimento das fábulas com Esopo aos dias contemporâneos com as versões mais populares de Monteiro Lobato. Este estudo vem refletir sobre os possíveis resultados da utilização das fábulas no desenvolvimento escolar das crianças. Assim, apresentaremos uma proposta de sequência didática, contemplando o gênero textual fabula, uma vez que esse é propício para desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.
Abstract: This article reports on the importance of using the textual genre fable in teaching-learning for students in the 3rd year of Elementary School I, as it is a motivating and beneficial literary didactic instrument that assists learning in the formation of future independent readers and writers. . The theories addressed in this text cover characteristic knowledge from the emergence of fables with Aesop to contemporary days with the most popular versions by Monteiro Lobato. This study reflects on the possible results of using fables in children's academic development. Thus, we will present a proposal for a didactic sequence, covering the textual genre fabula, since it is conducive to the development of reading and writing skills.
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem
Fábula
Leitura e Escrita
Área do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4390
Data do documento: 3-Mai-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Alexsandra Vieira de Faria .pdf288,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Alexsandra Vieira de Faria .pdf394,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata_Defesa_Alexsandra Vieira de Faria.pdf706,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.