Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4390
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | OLIVEIRA, BRUNO, SILVA | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | 5317798041371426 | pt_BR |
dc.creator | FARIA, ALEXSANDRA, VIEIRA DE | - |
dc.creator.Lattes | 7772681380101939 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-14T13:16:47Z | - |
dc.date.available | 2024-03-14 | - |
dc.date.available | 2024-03-14T13:16:47Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4390 | - |
dc.description.abstract | This article reports on the importance of using the textual genre fable in teaching-learning for students in the 3rd year of Elementary School I, as it is a motivating and beneficial literary didactic instrument that assists learning in the formation of future independent readers and writers. . The theories addressed in this text cover characteristic knowledge from the emergence of fables with Aesop to contemporary days with the most popular versions by Monteiro Lobato. This study reflects on the possible results of using fables in children's academic development. Thus, we will present a proposal for a didactic sequence, covering the textual genre fabula, since it is conducive to the development of reading and writing skills. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo relata sobre a importância da utilização do gênero textual fábula no ensino-aprendizagem para os alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I, por ser um instrumento didático literário motivador e benéfico que auxilia o aprendizado na formação de futuros leitores e escritores autônomos. As teorias abordadas neste texto versam por conhecimentos característicos desde o surgimento das fábulas com Esopo aos dias contemporâneos com as versões mais populares de Monteiro Lobato. Este estudo vem refletir sobre os possíveis resultados da utilização das fábulas no desenvolvimento escolar das crianças. Assim, apresentaremos uma proposta de sequência didática, contemplando o gênero textual fabula, uma vez que esse é propício para desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alexsandra Vieira de Faria (alexsandra.faria@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-03-14T02:11:38Z No. of bitstreams: 3 TCC ALEXSANDRA VIEIRA DE FARIA.pdf: 295664 bytes, checksum: dfda0b178d718aa9956ab58769810683 (MD5) TCA ALEXSANDRA VIEIRA DE FARIA.pdf: 403774 bytes, checksum: 78aa980cf186524b23fcc9820c612c16 (MD5) Ata_Defesa_ALEXSANDRA VIEIRA DE FARIA.pdf: 723115 bytes, checksum: 1e4d7bd72d8727644b52285c5e9a9bb0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-03-14T13:15:44Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCC ALEXSANDRA VIEIRA DE FARIA.pdf: 295664 bytes, checksum: dfda0b178d718aa9956ab58769810683 (MD5) TCA ALEXSANDRA VIEIRA DE FARIA.pdf: 403774 bytes, checksum: 78aa980cf186524b23fcc9820c612c16 (MD5) Ata_Defesa_ALEXSANDRA VIEIRA DE FARIA.pdf: 723115 bytes, checksum: 1e4d7bd72d8727644b52285c5e9a9bb0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-03-14T13:16:35Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCC ALEXSANDRA VIEIRA DE FARIA.pdf: 295664 bytes, checksum: dfda0b178d718aa9956ab58769810683 (MD5) TCA ALEXSANDRA VIEIRA DE FARIA.pdf: 403774 bytes, checksum: 78aa980cf186524b23fcc9820c612c16 (MD5) Ata_Defesa_ALEXSANDRA VIEIRA DE FARIA.pdf: 723115 bytes, checksum: 1e4d7bd72d8727644b52285c5e9a9bb0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-03-14T13:16:47Z (GMT). No. of bitstreams: 3 TCC ALEXSANDRA VIEIRA DE FARIA.pdf: 295664 bytes, checksum: dfda0b178d718aa9956ab58769810683 (MD5) TCA ALEXSANDRA VIEIRA DE FARIA.pdf: 403774 bytes, checksum: 78aa980cf186524b23fcc9820c612c16 (MD5) Ata_Defesa_ALEXSANDRA VIEIRA DE FARIA.pdf: 723115 bytes, checksum: 1e4d7bd72d8727644b52285c5e9a9bb0 (MD5) Previous issue date: 2023-05-03 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Iporá | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Fábula | pt_BR |
dc.subject | Leitura e Escrita | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DO GÊNERO FÁBULA PARA ALUNOS DO 3° ANO: UMA PROPOSTA COM A OBRA FÁBULAS DE MONTEIRO LOBATO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Alexsandra Vieira de Faria .pdf | 288,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcae_Alexsandra Vieira de Faria .pdf | 394,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata_Defesa_Alexsandra Vieira de Faria.pdf | 706,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.