Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4374
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) em Informática - IF Goiano - Campus Urutaí (2008-2012)
Autor(es): Oliveira, Gabriely
Primeiro Orientador: Tavares, Jussana
Primeiro Membro da Banca: Issa , Sílvia
Segundo Membro da Banca: Dias, Luis
Resumo: O presente estudo tem como objetivos evidenciar uma análise abrangente do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) em Técnico em Informática oferecido pelo Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí no período de 2008 a 2012. O estudo destaca a importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e examina as características específicas do PROEJA, como a integração curricular, flexibilidade de horários e suporte aos estudantes. Utilizando uma abordagem documental e combinando análises quantitativas e qualitativas, o artigo explora a infraestrutura, processo seletivo, corpo docente e critérios de avaliação do INFOTEC/PROEJA. Os resultados esperados destacam a contribuição significativa do programa para a formação competitiva no setor de tecnologia da informação, enfatizando seu papel na inclusão social e no desenvolvimento profissional e econômico. O artigo conclui com a expectativa de oferecer uma visão aprofundada sobre a importância dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, com foco específico na experiência do PROEJA em Técnico em Informática no IF Goiano - Campus Urutaí durante o período mencionado.
Abstract: The present study aims to highlight a comprehensive analysis of the National Program of Professional Education Integration with Basic Education in the Youth and Adult Education Modality (PROEJA) in Computer Technician offered by the Federal Institute of Goiano - Campus Urutaí from 2008 to 2012. The study emphasizes the importance of Youth and Adult Education (EJA) and examines specific characteristics of PROEJA, such as curricular integration, flexible schedules, and support for students. Using a documentary approach and combining quantitative and qualitative analyses, the article explores the infrastructure, selection process, teaching staff, and evaluation criteria of INFOTEC/PROEJA. The expected results underscore the significant contribution of the program to competitive training in the information technology sector, emphasizing its role in social inclusion and professional and economic development. The article concludes with the expectation of providing an in-depth insight into the importance of integrated technical courses with high school education, with a specific focus on the PROEJA experience in Computer Technician at IF Goiano - Campus Urutaí during the mentioned period.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
PROEJA
Informática
Área do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4374
Data do documento: 19-Fev-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Gabriely Fonseca de Oliveira.pdf781,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.