Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4374
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tavares, Jussana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7272375701066650pt_BR
dc.contributor.referee1Issa, Sílvia Aparecida Caixeta-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2594855396838175pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Luis Paulo da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5192523622026074pt_BR
dc.creatorOliveira, Gabriely Fonseca de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7635145578737084pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-14T00:17:54Z-
dc.date.available2024-03-12-
dc.date.available2024-03-14T00:17:54Z-
dc.date.issued2024-02-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4374-
dc.description.abstractThe present study aims to highlight a comprehensive analysis of the National Program of Professional Education Integration with Basic Education in the Youth and Adult Education Modality (PROEJA) in Computer Technician offered by the Federal Institute of Goiano - Campus Urutaí from 2008 to 2012. The study emphasizes the importance of Youth and Adult Education (EJA) and examines specific characteristics of PROEJA, such as curricular integration, flexible schedules, and support for students. Using a documentary approach and combining quantitative and qualitative analyses, the article explores the infrastructure, selection process, teaching staff, and evaluation criteria of INFOTEC/PROEJA. The expected results underscore the significant contribution of the program to competitive training in the information technology sector, emphasizing its role in social inclusion and professional and economic development. The article concludes with the expectation of providing an in-depth insight into the importance of integrated technical courses with high school education, with a specific focus on the PROEJA experience in Computer Technician at IF Goiano - Campus Urutaí during the mentioned period.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivos evidenciar uma análise abrangente do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) em Técnico em Informática oferecido pelo Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí no período de 2008 a 2012. O estudo destaca a importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e examina as características específicas do PROEJA, como a integração curricular, flexibilidade de horários e suporte aos estudantes. Utilizando uma abordagem documental e combinando análises quantitativas e qualitativas, o artigo explora a infraestrutura, processo seletivo, corpo docente e critérios de avaliação do INFOTEC/PROEJA. Os resultados esperados destacam a contribuição significativa do programa para a formação competitiva no setor de tecnologia da informação, enfatizando seu papel na inclusão social e no desenvolvimento profissional e econômico. O artigo conclui com a expectativa de oferecer uma visão aprofundada sobre a importância dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, com foco específico na experiência do PROEJA em Técnico em Informática no IF Goiano - Campus Urutaí durante o período mencionado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriely Fonseca de Oliveira (gabriely.fonseca@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-03-12T17:58:40Z No. of bitstreams: 1 TCC- GABRIELY.pdf: 799955 bytes, checksum: 825134fefa7cadea5e32094fbf4fa6d7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-03-14T00:14:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC- GABRIELY.pdf: 799955 bytes, checksum: 825134fefa7cadea5e32094fbf4fa6d7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-14T00:17:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC- GABRIELY.pdf: 799955 bytes, checksum: 825134fefa7cadea5e32094fbf4fa6d7 (MD5) Previous issue date: 2024-02-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesARBACHE, Ana Paula Bastos. Citação específica não fornecida. (2001). Rio de Janeiro: Papel Virtual Editora. BRASIL. Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/Decreto/D5840.htm. Acesso em: 02/09/2023. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), 2005. INSTITUTO FEDERAL GOIANO. Reitoria. Ofício nº308/2009. Cidade, 2009. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal Goiano. Campus Urutaí. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos. Urutaí, 2009. ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Promoting adult learning 2005. Disponível em www.oecd.org. Acesso em 25/11/2023. PAIVA, Vanilda Pereira. Educação popular e educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro: Edições Loyola, 1973.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectPROEJApt_BR
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA) EM INFORMÁTICA - IF GOIANO - CAMPUS URUTAÍ (2008-2012)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Gabriely Fonseca de Oliveira.pdf781,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.