Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4374
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Tavares, Jussana | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7272375701066650 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Issa, Sílvia Aparecida Caixeta | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2594855396838175 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Dias, Luis Paulo da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5192523622026074 | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Gabriely Fonseca de | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/7635145578737084 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-14T00:17:54Z | - |
dc.date.available | 2024-03-12 | - |
dc.date.available | 2024-03-14T00:17:54Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4374 | - |
dc.description.abstract | The present study aims to highlight a comprehensive analysis of the National Program of Professional Education Integration with Basic Education in the Youth and Adult Education Modality (PROEJA) in Computer Technician offered by the Federal Institute of Goiano - Campus Urutaí from 2008 to 2012. The study emphasizes the importance of Youth and Adult Education (EJA) and examines specific characteristics of PROEJA, such as curricular integration, flexible schedules, and support for students. Using a documentary approach and combining quantitative and qualitative analyses, the article explores the infrastructure, selection process, teaching staff, and evaluation criteria of INFOTEC/PROEJA. The expected results underscore the significant contribution of the program to competitive training in the information technology sector, emphasizing its role in social inclusion and professional and economic development. The article concludes with the expectation of providing an in-depth insight into the importance of integrated technical courses with high school education, with a specific focus on the PROEJA experience in Computer Technician at IF Goiano - Campus Urutaí during the mentioned period. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivos evidenciar uma análise abrangente do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) em Técnico em Informática oferecido pelo Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí no período de 2008 a 2012. O estudo destaca a importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e examina as características específicas do PROEJA, como a integração curricular, flexibilidade de horários e suporte aos estudantes. Utilizando uma abordagem documental e combinando análises quantitativas e qualitativas, o artigo explora a infraestrutura, processo seletivo, corpo docente e critérios de avaliação do INFOTEC/PROEJA. Os resultados esperados destacam a contribuição significativa do programa para a formação competitiva no setor de tecnologia da informação, enfatizando seu papel na inclusão social e no desenvolvimento profissional e econômico. O artigo conclui com a expectativa de oferecer uma visão aprofundada sobre a importância dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, com foco específico na experiência do PROEJA em Técnico em Informática no IF Goiano - Campus Urutaí durante o período mencionado. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Gabriely Fonseca de Oliveira (gabriely.fonseca@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-03-12T17:58:40Z No. of bitstreams: 1 TCC- GABRIELY.pdf: 799955 bytes, checksum: 825134fefa7cadea5e32094fbf4fa6d7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-03-14T00:14:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC- GABRIELY.pdf: 799955 bytes, checksum: 825134fefa7cadea5e32094fbf4fa6d7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-03-14T00:17:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC- GABRIELY.pdf: 799955 bytes, checksum: 825134fefa7cadea5e32094fbf4fa6d7 (MD5) Previous issue date: 2024-02-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Urutaí | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | ARBACHE, Ana Paula Bastos. Citação específica não fornecida. (2001). Rio de Janeiro: Papel Virtual Editora. BRASIL. Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/Decreto/D5840.htm. Acesso em: 02/09/2023. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), 2005. INSTITUTO FEDERAL GOIANO. Reitoria. Ofício nº308/2009. Cidade, 2009. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal Goiano. Campus Urutaí. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos. Urutaí, 2009. ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Promoting adult learning 2005. Disponível em www.oecd.org. Acesso em 25/11/2023. PAIVA, Vanilda Pereira. Educação popular e educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro: Edições Loyola, 1973. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | PROEJA | pt_BR |
dc.subject | Informática | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA) EM INFORMÁTICA - IF GOIANO - CAMPUS URUTAÍ (2008-2012) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Gabriely Fonseca de Oliveira.pdf | 781,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.