Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4349
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | LEVANTAMENTO SOBRE AS ABORDAGENS DO BIOMA CERRADO NOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DO ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO) |
Autor(es): | Damaceno, Ingrid Giovanna Gondin |
Primeiro Orientador: | Silva, Luciana Aparecida Siqueira |
Primeiro Membro da Banca: | Silva, Luciana Aparecida Siqueira |
Segundo Membro da Banca: | Carvalho, Christina Vargas Miranda e |
Terceiro Membro da Banca: | Castro, Andrezza Arantes |
Resumo: | Este estudo ressalta a relevância do bioma Cerrado e a urgência de sua preservação frente às mudanças climáticas globais. O objetivo é analisar a abordagem do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) em relação a esse bioma. Identificou-se uma lacuna na discussão sobre o tema no ENEBIO e nos livros didáticos, com apenas seis trabalhos relacionados ao Cerrado nas suas edições. Torna-se fundamental aprofundar a abordagem do Cerrado na educação ambiental escolar. Foram identificadas limitações metodológicas nos estudos socioambientais para aprimorar a educação científica. Destaca-se a importância da intersecção entre o bioma Cerrado e a educação científica para fomentar a conscientização ambiental e a preservação desse ecossistema. O estudo visa aprimorar o trabalho dos professores na educação e conservação ambiental, fornecendo ferramentas e estratégias eficazes para promover uma consciência ambiental positiva entre os alunos, levando a uma maior compreensão e adoção de práticas sustentáveis. |
Abstract: | This study highlights the relevance of the Cerrado biome and the urgency of its preservation in the face of global climate change. The objective is to analyze the approach of the National Biology Teaching Meeting (ENEBIO) in relation to this biome. A gap was identified in the discussion on the topic in ENEBIO and in textbooks, with only six works related to the Cerrado in its editions. It is essential to deepen the Cerrado approach in school environmental education. Methodological limitations were identified in socio-environmental studies to improve scientific education. The importance of the intersection between the Cerrado biome and scientific education is highlighted to promote environmental awareness and the preservation of this ecosystem. The study aims to improve the work of teachers in environmental education and conservation by providing effective tools and strategies to promote positive environmental awareness among students, leading to greater understanding and adoption of sustainable practices. |
Palavras-chave: | Bioma Cerrado Conservação Mudanças climáticas Educação ambiental ENEBIO |
Área do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Urutaí |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4349 |
Data do documento: | 19-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Ingrid Giovanna Gondin Damaceno.pdf | 994,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.