Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4349
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Luciana Aparecida Siqueira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0324273797464677 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Luciana Aparecida Siqueira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0324273797464677 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carvalho, Christina Vargas Miranda e | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2120238270500914 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Castro, Andrezza Arantes | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0116107143689106 | pt_BR |
dc.creator | Damaceno, Ingrid Giovanna Gondin | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6449968236702624 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-11T00:51:38Z | - |
dc.date.available | 2024-03-11T00:51:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4349 | - |
dc.description.abstract | This study highlights the relevance of the Cerrado biome and the urgency of its preservation in the face of global climate change. The objective is to analyze the approach of the National Biology Teaching Meeting (ENEBIO) in relation to this biome. A gap was identified in the discussion on the topic in ENEBIO and in textbooks, with only six works related to the Cerrado in its editions. It is essential to deepen the Cerrado approach in school environmental education. Methodological limitations were identified in socio-environmental studies to improve scientific education. The importance of the intersection between the Cerrado biome and scientific education is highlighted to promote environmental awareness and the preservation of this ecosystem. The study aims to improve the work of teachers in environmental education and conservation by providing effective tools and strategies to promote positive environmental awareness among students, leading to greater understanding and adoption of sustainable practices. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo ressalta a relevância do bioma Cerrado e a urgência de sua preservação frente às mudanças climáticas globais. O objetivo é analisar a abordagem do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) em relação a esse bioma. Identificou-se uma lacuna na discussão sobre o tema no ENEBIO e nos livros didáticos, com apenas seis trabalhos relacionados ao Cerrado nas suas edições. Torna-se fundamental aprofundar a abordagem do Cerrado na educação ambiental escolar. Foram identificadas limitações metodológicas nos estudos socioambientais para aprimorar a educação científica. Destaca-se a importância da intersecção entre o bioma Cerrado e a educação científica para fomentar a conscientização ambiental e a preservação desse ecossistema. O estudo visa aprimorar o trabalho dos professores na educação e conservação ambiental, fornecendo ferramentas e estratégias eficazes para promover uma consciência ambiental positiva entre os alunos, levando a uma maior compreensão e adoção de práticas sustentáveis. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ingrid Giovanna Gondin Damaceno (ingrid.gondin@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-03-10T05:19:33Z No. of bitstreams: 1 tcc_Ingrid Giovanna Gondin Damaceno.pdf: 1017939 bytes, checksum: e55446448e59d6f53774f04f10155e18 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-03-11T00:49:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Ingrid Giovanna Gondin Damaceno.pdf: 1017939 bytes, checksum: e55446448e59d6f53774f04f10155e18 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-03-11T00:51:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Ingrid Giovanna Gondin Damaceno.pdf: 1017939 bytes, checksum: e55446448e59d6f53774f04f10155e18 (MD5) Previous issue date: 2024-02-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Urutaí | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | ALENCAR, A.; GARRIDO, B.; CASTRO SILVA, I.; LAURETO, L.; FREITAS, M.; FELLOWS, M.; TERENA, M.; CARVALHO, N.; MOUTINHO, P.; SILVESTRINI, R.; MANCHINERI, T. Uma combinação nefasta – PL 490 e Marco Temporal ameaçam os direitos territoriais indígenas e colocam em risco a segurança climática da Amazônia e do país. ipam.org, https://ipam.org.br/bibliotecas/uma-combinacao-nefasta-pl-490-e-marco-temporal-ameacam-os-direitos-territoriais-indigenas-e-colocam-em-risco-a-seguranca-climatica-da-amazonia-e-do-pais/ (6 June 2022). ANAIS. Apresentação. VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia / I Encontro Regional de Ensino de Biologia - Norte (2018: Belém, PA) / I Encontro Regional de Ensino de Biologia - Norte, 03, 04, 05, 06 set. em Belém, PA – Belém: IEMCI, UFPA, 2018, p. 8-9. BIASOLI, Semíramis; SORRENTINO, Marcos. Dimensões das Políticas Públicas de educação Ambiental: a necessária inclusão da política do cotidiano. Ambiente e Sociedade, São Paulo, v. 21, p. 1-18, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo>. Acesso em: 10 jan. 2024. BISPO, Polyanna da Conceição; PICOLI, Michelle C. A.; MARIMON, Beatriz Schwantes; MARIMON, Ben Hur Junior; PERES, Carlos A.; Menor, Imma Oliveras; SILVA, Daniel E.; Machado, Flávia de Figueiredo; ALENCAR, Ane A. C.; ALMEIDA, Cláudio A. de; ANDERSON, Liana O.; ARAGÃO, Luiz E. O. C.; BREUNIG, Fábio Marcelo; BUSTAMANTE, Mercedes; DALAGNOL, Ricardo; DINIZ-FILHO, José Alexandre F.; FERREIRA, Laerte G.; FERREIRA, Manuel E.; FISCH, Gilberto; GALVÃO, Lênio Soares; GIAROLLA, Angélica; GOMES, Alessandra Rodrigues; MARCO, Paulo Junior; KUCK, Tahisa N.; LEHMANN, Caroline E. R.; LEMES, Murilo Ruv; LIESENBERG, Veraldo; LOYOLA, Rafael; MACEDO, Marcia N.; MENDES, Flávia de Souza; MIRANDA, Sabrina do Couto; MORTON, Douglas C.; MOURA, Yhasmin M.; OLDEKOP, Johan A.; RAMOS-NETO, Mario B.; ROSAN, Thais M.; SAATCHI, Sassan; SANO, Edson E.; SEGURA-GARCIA, Carlota; SHIMBO, Julia Z.; SILVA, Thiago S. F.; TREVISAN, Diego P.; ZIMBRES, Barbara; WIEDERKEHR, Natalia C.; SILVA-JUNIOR, Celso H. L. Overlooking vegetation loss outside forests imperils the Brazilian Cerrado and other non-forest biomes. Nature Ecology & Evolution, v. 8, n. 1, p. 12-13, 2024. CAIXETA, Wender da Silva; CAMPOS, Natália Aparecida; CASTRO, André Luis da Silva. A desvalorização do Cerrado em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 8, n. 1, p. 48-58, 2021. CHAGAS, Diéssica Karoline Martins; DIAS, Amanda Martins.; CUNHA, Hélida Ferreira da.; LIMA, Juliana Soares.; ROMEIRO, Brenda Peixoto. Espaços não formais de aprendizagem na construção do conhecimento sobre o bioma Cerrado. Revista da SBEnBio, n.9 p. 6083-6090, 2016. Disponível em:<https://sbenbio.org.br/wp-content/uploads/ edicoes/revista_sbenbio_n9.pdf >. Acesso em: 13 out. 2023. DELGADO, Simone Mogami. Projeto voar – conservando as aves do cerrado: uma experiência da educação de jovens e adultos interventiva na educação ambiental. E-book VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE E II SCEB... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74442>. Acesso em: 13 out. 2023. Eiten, G. Delimitação do conceito de cerrado. Arquivos do Jardim Botânico, Rio de Janeiro. v.21, p.125-134, 1977. ERCOLE, F. F.; MELO, L. S.; ALCOFORADO, C. L. G. C. Revisão integrativa versus revisão sistemática. Revista Mineira de Enfermagem, v. 18, n. 1, p. 9-12, 2014. FERREIRA, Gustavo Lopes; CARVALHO, Daniela Franco. A Divulgação Científica sobre aves do Cerrado por meio de um artefato museal interativo. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 2828-2834, 2014. HANAUER, Táina Maria. Sexualidade e educação sexual nos livros didáticos de ciências e biologia: um olhar para os anais do ENEBIO. 2023. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas), Instituto Federal Goiano, Campus Urutaí, Urutaí, Goiás, 2023. Disponível em: <https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3445>. Acesso em: 23 out. 2023. KLINK, Carlos A.; MACHADO, Ricardo B. Conservation of the Brazilian cerrado. Conservation biology, v. 19, n. 3, p. 707-713, 2005. LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual do usuário. Em Aberto, v. 16, n. 69, p. 1-9, 1996. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2017. MARQUETTI, Ionara Cardoso Alves. “Cadê o cerrado que estava aqui”. 2020. 66 p. Dissertação (Mestrado Profissional Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Anápolis, Goiás, [s. l.], 2020. Disponível em: <chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.bdtd.ueg.br/bitstream/tede/395/3/PTT_1_Ionara_2020_Livro_Paradidatico_Produto.pdf>. Acesso em: 10 out. 2023. MELO, Erika P.C.; SIMIÃO-FERREIRA, Juliana; MELO, Herson P.C., GODOY, Bruno S.; DAUD, Rodrigo D.; BASTOS, Rogério P.; SILVA, DANIEL P. Exotic species are perceived more than native ones in a megadiverse country as Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 93, 2021. MENDES, Gessica da Silva; FERREIRA, Alessandra Pavolin Pissolati; SIQUEIRA-SILVA, Luciana Aparecida. Jogos didáticos no ensino de genética: análise das publicações do ENEBIO. Mediação, Pires do Rio-GO, v. 18, n. 1, p. 134-150, jan.-jun., 2023. OLIVEIRA, Vinícius Abrahão de; CARVALHO, Daniela Franco. Museu de biodiversidade do cerrado: narração das memórias de um mediador. In: Atas ENEBIO, v. 5, São Paulo, 2014. RIBEIRO, J.F.; SANO, S.M.; DA SILVA, J.A. Chave preliminar de identificação dos tipos de fisionômica da vegetação do Cerrado, 1981. RODRIGUES, Ariane A.; MACEDO, Marcia N.; SILVÉRIO, Divino V.; MARACAHIPES, Leandro; COE, Michael T.; BRANDO, Paulo M.; SHIMBO, Julia Z.; RAJÃO, Raoni; SOARES-FILHO, Britaldo; BUSTAMANTE, Mercedes M. C. Cerrado deforestation threatens regional climate and water availability for agriculture and ecosystems. Global Change Biology, v. 28, n. 22, p. 6807-6822, 2022. SANTOS, Ana Valéria Silva dos; REIS, Hellen José Daiane Alves; CASTANHEDE, Andrea Martins. Percepção dos Discentes de Escolas de Ensino Médio Sobre os Impactos Ambientais no Cerrado, no Município de Chapadinha-Ma. In: VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia., 2018. Belém, PA. Anais [...]. Belém: IEMCI, UFPA, 2018, p. 8-9. SILVA, Bianca Martins da; CAIXETA, Maxwell Batista; SANTOS, Mirley Luciene dos; SANTOS, Danielle Gonçalves Teixeira dos; WENCESLAU, Patrícia Rafaella Santana; PAULA, Bruna Heloísa Ribeiro de; PEREIRA, Lucas Matheus Rodrigues. O ensino das interações ecológicas no Cerrado e a alfabetização científica: uma proposta de sequência didática investigativa. Revista da SBEnBio, Niterói, n. 9, p. 5845-5856, 2016. STRASSBURG, Bernardo BN; BROOKS, Thomas; FELTRAN-BARBIERI, Rafael; IRIBARREM, Alvaro; CROUZEILLES, Renato; LOYOLA, Rafael; LATAWIEC, Agnieszka E.; OLIVEIRA, Francisco JB Filho; SCARAMUZZA, Carlos A. de M.; SCARANO, Fabio R.; SOARES-FILHO, Britaldo; Balmford, Andrew. Moment of truth for the Cerrado hotspot. Nature Ecology & Evolution, v. 1, n. 4, p. 0099, 2017. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Bioma Cerrado | pt_BR |
dc.subject | Conservação | pt_BR |
dc.subject | Mudanças climáticas | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | ENEBIO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | LEVANTAMENTO SOBRE AS ABORDAGENS DO BIOMA CERRADO NOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DO ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Ingrid Giovanna Gondin Damaceno.pdf | 994,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.