Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4333
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO E DE APRENDIZAGEM
Autor(es): Araújo, Eugênia
Primeiro Orientador: Mariano, Sangelita
Resumo: Esse estudo está relacionado aos aspectos lúdicos como instrumento de mediação no processo formativo das crianças na educação infantil. O referido tema nos impele a refletir sobre diversos cenários em que o brincar se materializa, de acordo com o tempo e com os educadores e pesquisadores que contribuíram para a construção e discussão do conceito, sua influência e sua relação com o ser humano e a aprendizagem, essas concepções partem tanto das posições assumidas pelos autores em suas produções literárias, quanto das pesquisas desenvolvidas. Assim sendo, este trabalho se justifica à medida em que se acredita na aprendizagem da criança por meio do lúdico e que elas aprendem com exemplos reais do seu cotidiano e, mais ainda, com materiais e objetos que conhece, permitindo que o professor perceba que esse instrumento pode ajudar o seu trabalho no desenvolvimento das suas aulas. Como objetivo geral buscou-se investigar em que medida o lúdico se relaciona ao desenvolvimento infantil e aprendizagem. A metodologia escolhida para a realização desse trabalho de curso foi a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, em que foram utilizados artigos e outras publicações de autores renomados. Conclui-se que o lúdico é um elemento fundamental no processo ensino aprendizagem do cotidiano da criança, pois com ele a criança interage muito mais construindo assim seu próprio conhecimento e que por meio dos jogos ela produz diferentes conexões mentais as quais proporcionam-lhe um desenvolvimento amplo em seus aspectos cognitivos, sociais e emocionais, criando autonomia e responsabilidade.
Abstract: This study is related to the playful aspects as an instrument of mediation in the formative process of children in early childhood education. This theme impels us to reflect on various scenarios in which play materializes, according to time and with the educators and researchers who contributed to the construction and discussion of the concept, its influence and its relationship with the human being and learning. , these conceptions start as much from the positions taken by the authors in their literary productions, as from the developed research. Thus, this work is justified as it is believed in the learning of the child through the playful and that they learn from real examples of their daily life and, even more, with materials and objects that know, allowing the teacher to realize that this This instrument can help your work in developing your classes. The general objective was to investigate the extent to which playfulness relates to child development and learning. The methodology chosen for this course work was the qualitative approach bibliographical research, in which articles and other publications by renowned authors were used. It is concluded that playfulness is a fundamental element in the teaching and learning process of the child's daily life, because with him the child interacts much more thus building his own knowledge and that through games he produces different mental connections which provide him a development broad in its cognitive, social and emotional aspects, creating autonomy and responsibility.
Palavras-chave: Lúdico
Aprendizagem
Ensino
Desenvolvimento
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4333
Data do documento: 12-Dez-2019
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Eugênia Barbosa da Silva - Com Ficha catalografica.pdfLÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO E DE APRENDIZAGEM1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.