Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4333
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mariano, Sangelita-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240496516313247pt_BR
dc.creatorAraújo, Eugênia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2714610480284281pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-08T19:56:48Z-
dc.date.available2024-03-10-
dc.date.available2024-03-08T19:56:48Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4333-
dc.description.abstractThis study is related to the playful aspects as an instrument of mediation in the formative process of children in early childhood education. This theme impels us to reflect on various scenarios in which play materializes, according to time and with the educators and researchers who contributed to the construction and discussion of the concept, its influence and its relationship with the human being and learning. , these conceptions start as much from the positions taken by the authors in their literary productions, as from the developed research. Thus, this work is justified as it is believed in the learning of the child through the playful and that they learn from real examples of their daily life and, even more, with materials and objects that know, allowing the teacher to realize that this This instrument can help your work in developing your classes. The general objective was to investigate the extent to which playfulness relates to child development and learning. The methodology chosen for this course work was the qualitative approach bibliographical research, in which articles and other publications by renowned authors were used. It is concluded that playfulness is a fundamental element in the teaching and learning process of the child's daily life, because with him the child interacts much more thus building his own knowledge and that through games he produces different mental connections which provide him a development broad in its cognitive, social and emotional aspects, creating autonomy and responsibility.pt_BR
dc.description.resumoEsse estudo está relacionado aos aspectos lúdicos como instrumento de mediação no processo formativo das crianças na educação infantil. O referido tema nos impele a refletir sobre diversos cenários em que o brincar se materializa, de acordo com o tempo e com os educadores e pesquisadores que contribuíram para a construção e discussão do conceito, sua influência e sua relação com o ser humano e a aprendizagem, essas concepções partem tanto das posições assumidas pelos autores em suas produções literárias, quanto das pesquisas desenvolvidas. Assim sendo, este trabalho se justifica à medida em que se acredita na aprendizagem da criança por meio do lúdico e que elas aprendem com exemplos reais do seu cotidiano e, mais ainda, com materiais e objetos que conhece, permitindo que o professor perceba que esse instrumento pode ajudar o seu trabalho no desenvolvimento das suas aulas. Como objetivo geral buscou-se investigar em que medida o lúdico se relaciona ao desenvolvimento infantil e aprendizagem. A metodologia escolhida para a realização desse trabalho de curso foi a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, em que foram utilizados artigos e outras publicações de autores renomados. Conclui-se que o lúdico é um elemento fundamental no processo ensino aprendizagem do cotidiano da criança, pois com ele a criança interage muito mais construindo assim seu próprio conhecimento e que por meio dos jogos ela produz diferentes conexões mentais as quais proporcionam-lhe um desenvolvimento amplo em seus aspectos cognitivos, sociais e emocionais, criando autonomia e responsabilidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eugenia Barbosa da Silva (2015104221310327@ifgoiano.edu.br) on 2020-05-19T20:23:44Z No. of bitstreams: 1 LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.pdf: 431660 bytes, checksum: 1d190e55c75e6f4e1df53c7aebf101c1 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Eugenia, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos deverão constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura os documentos não estejam inseridos na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma.  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link:  https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf   O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação dessa versão contendo as primeiras páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa.  Assim que o TCAE e ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2020-05-19T23:52:02Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Eugenia Barbosa da Silva (2015104221310327@ifgoiano.edu.br) on 2020-06-02T15:50:40Z No. of bitstreams: 4 LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.pdf: 431660 bytes, checksum: 1d190e55c75e6f4e1df53c7aebf101c1 (MD5) Formulário - Ficha Catalográfica - PREENCHÍDA..pdf: 2706630 bytes, checksum: ef3ff98833f9cfe86c1ab3db2b234c23 (MD5) TCAE-Termo_de_autorizacao.pdf: 223881 bytes, checksum: 64706ab4249620a8a26fd5c78040c5e8 (MD5) TCC PARA ENCADERNAR .pdf: 431660 bytes, checksum: 839cdfe014079112a5202c855d02de14 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Eugênia, Informamos que sua submissão foi rejeitada paraajustes pelo seguinte motivo:   A Ata de defesa (ou Folha de Aprovação) não foianexada à submissão. Tal documento deve constar, obrigatoriamente,dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura o Termo não estejainserido na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores daplataforma.    O(s) autor(es) devem revisar aversão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessaversão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação dessaversão contendo as primeiras páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2ºFolha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Atade defesa.  Assim que a ata de Defesa estiver assinada e anexada, nos reenviepela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deveráentrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriaisde como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2020-06-02T21:59:18Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Eugenia Barbosa da Silva (2015104221310327@ifgoiano.edu.br) on 2024-03-07T16:24:40Z No. of bitstreams: 3 Formulário - Ficha Catalográfica - PREENCHÍDA..pdf: 2706630 bytes, checksum: ef3ff98833f9cfe86c1ab3db2b234c23 (MD5) TCAE-Termo_de_autorizacao.pdf: 223881 bytes, checksum: 64706ab4249620a8a26fd5c78040c5e8 (MD5) TCC Eugênia Barbosa da Silva.pdf: 440518 bytes, checksum: 817ae3114453bbf8b51acf9c3908f86f (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada EUGÊNIA,Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes peloseguinte motivo:O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata dedefesa não foram anexados à submissão. Tais documentos são elementosobrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos noRepositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas,rejeitaremos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es).Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Comosubmeter o trabalho no RIIF Goiano”, disponível aqui:O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalhoacadêmico e gerar um arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidascomprovações solicitadas de aprovação, contendo, em um único arquivo, aspáginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica(verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho.O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo deAutorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdfRecomendamos que, caso não seja possível coletar a assinaturado(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imageme anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP odocumento intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção"Termos", e coletar assinaturas eletrônicas.Você também pode tirar dúvidas assistindo a este tutorial,disponível aqui.Assim que o TCAE e a ata de defesa estiverem assinados eanexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foicancelada; você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentossolicitados.Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas.Estamos à disposição.Atenciosamente, on 2024-03-07T23:56:52Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Eugenia Barbosa da Silva (2015104221310327@ifgoiano.edu.br) on 2024-03-08T04:09:04Z No. of bitstreams: 1 TCC Eugênia Barbosa da Silva - Com Ficha catalografica.pdf: 1566914 bytes, checksum: d0719b6d3a449a1e7640fb54c1b83c89 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2024-03-08T19:56:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Eugênia Barbosa da Silva - Com Ficha catalografica.pdf: 1566914 bytes, checksum: d0719b6d3a449a1e7640fb54c1b83c89 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2024-03-08T19:56:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Eugênia Barbosa da Silva - Com Ficha catalografica.pdf: 1566914 bytes, checksum: d0719b6d3a449a1e7640fb54c1b83c89 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-08T19:56:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Eugênia Barbosa da Silva - Com Ficha catalografica.pdf: 1566914 bytes, checksum: d0719b6d3a449a1e7640fb54c1b83c89 (MD5) Previous issue date: 2019-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleLÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO E DE APRENDIZAGEMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Eugênia Barbosa da Silva - Com Ficha catalografica.pdfLÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO E DE APRENDIZAGEM1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.