Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4329
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Autor(es): | Santos, Jessica Carolina dos |
Primeiro Orientador: | Bomtempo, Kênia |
Primeiro Membro da Banca: | Bomtempo, Kenia |
Segundo Membro da Banca: | Silva, Lorrane Stefane |
Terceiro Membro da Banca: | Mariano, Sangelita Miranda Franco |
Resumo: | Este trabalho apresenta estudos sobre o uso de jogos para o ensino de Matemática na Educação Infantil, considerando ainda a importância da ludicidade nessa fase de escolarização. O trabalho tem como objetivo geral, investigar a aprendizagem matemática na Educação Infantil por meio de jogos e brincadeiras, que a saber estejam configuradas como lúdicas. Por meio da pesquisa bibliográfica qualitativa, procurou-se evidências de que o uso de metodologias lúdicas no ensino da Matemática na Educação Infantil por meio de jogos pudesse contribuir com uma aprendizagem concreta e significativa em que o professor poderá planejar a aula usando jogo e brincadeiras de acordo com os objetivos e metas condicionados ao desenvolvimento das crianças. Cabe ao professor orientar seus alunos durante as práticas pedagógicas, mas sobretudo o professor deverá ser mediador do conhecimento levando o aluno construir seu aprendizado. Para tanto, utilizou-se um aporte teórico envolvendo pessoas como Lorenzato (2011); Macedo (1995); Santos (2011); Kishimoto (2000,2003,2007) entre outros |
Abstract: | This work presents studies on the use of games for teaching Mathematics in Early Childhood Education, also considering the importance of playfulness in this schooling phase. The work has as general objective, to investigate the mathematical learning in Early Childhood Education through games and games, which are configured as playful. Through qualitative bibliographic research, as a cut, without intending to encompass its entirety, evidence was sought that the use of playful methodologies in the teaching of Mathematics in Early Childhood Education through games could contribute to a concrete and significant learning in which the teacher will be able to plan the class using games and games according to the objectives and goals conditioned to the children's development. It is up to the teacher to guide his students during the pedagogical practices, but above all the teacher should be a mediator of knowledge leading the student to build his learning. For that, a theoretical contribution was used involving people like Lorenzato (2011); Macedo (1995); Santos (2011); Kishimoto (2000,2003,2007) among others. |
Palavras-chave: | Educação Infantil. Crianças. Matemática. Jogos. Lúdico. |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Morrinhos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4329 |
Data do documento: | 13-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - JESSICA CAROLINA- novembro 2023.pdf | TCC | 472,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Ata de defesa Jéssica assinada.pdf | Ata de aprovação | 212,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.