Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4321
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sequência Didática para o ensino da sigla LGBTQIA+ a partir de recortes da série HEARTSTOPPER
Autor(es): Severo, Leonardo Fonseca
Primeiro Orientador: Siqueira Silva, Luciana
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a produção de uma Sequência Didática (SD) para o ensino do significado da sigla LGBTQIA+, com foco na formação de professores/as, a fim de problematizar os conceitos de heteronormatividade e heterossexualidade compulsória, a partir de recortes da série Heartstopper. O estudo adota uma abordagem qualitativa, composta pelas seguintes etapas: (I) Planejamento: (a) assistir toda a série; (b) executar os recortes de cenas específicas para serem utilizadas ao longo da SD; (c) elaboração de uma apresentação de slides; (d) criação e montagem de um painel contendo as letras da sigla LGBTQIA+. (II) Aplicação: validação da SD entre um grupo de residentes do Programa Residência Pedagógica (PRP), subprojeto Biologia. Nesse processo, o licenciando, futuro professor de Ciências e Biologia, pôde se (trans)formar enquanto pesquisador iniciante, entrando em contato com pressupostos teórico-metodológicos que envolvem a construção de uma SD. Consideramos que o objetivo foi cumprido, ao contribuirmos com uma ferramenta para a promoção de um ensino de Biologia que seja comprometido com o enfrentamento às violências sofridas pelas pessoas da comunidade LGBTQIA+ na escola.
Abstract: The present research aims to produce a Didactic Sequence (DS) for teaching the meaning of the acronym LGBTQIA+, focusing on teacher training, in order to problematize the concepts of heteronormativity and compulsory heterosexuality, based on excerpts from the Heartstopper series. The study adopts a qualitative approach, consisting of the following steps: (I) Planning: (a) watch the entire series; (b) execute clippings of specific scenes to be used throughout the SD; (c) preparing a slide presentation; (d) creation and assembly of a panel containing the letters of the acronym LGBTQIA+. (II) Application: validation of DS among a group of residents of the Pedagogical Residency Program (PRP), Biology subproject. In this process, the student, future Science and Biology teacher, was able to (trans)form himself as a beginning researcher, coming into contact with theoretical-methodological assumptions that involve the construction of qualitative research. We consider that the objective was achieved, by contributing with a tool to promote Biology teaching that is committed to combating violence suffered by people from the LGBTQIA+ community at school.
Palavras-chave: Educação para a sexualidade
Ensino de Biologia
Educação e Mídias
Área do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4321
Data do documento: 22-Fev-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Leonardo Fonseca Severo.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.