Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4321
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Luciana Siqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0324273797464677pt_BR
dc.creatorSevero, Leonardo Fonseca-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4974102864895137pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-07T15:15:11Z-
dc.date.available2024-03-06-
dc.date.available2024-03-07T15:15:11Z-
dc.date.issued2024-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4321-
dc.description.abstractThe present research aims to produce a Didactic Sequence (DS) for teaching the meaning of the acronym LGBTQIA+, focusing on teacher training, in order to problematize the concepts of heteronormativity and compulsory heterosexuality, based on excerpts from the Heartstopper series. The study adopts a qualitative approach, consisting of the following steps: (I) Planning: (a) watch the entire series; (b) execute clippings of specific scenes to be used throughout the SD; (c) preparing a slide presentation; (d) creation and assembly of a panel containing the letters of the acronym LGBTQIA+. (II) Application: validation of DS among a group of residents of the Pedagogical Residency Program (PRP), Biology subproject. In this process, the student, future Science and Biology teacher, was able to (trans)form himself as a beginning researcher, coming into contact with theoretical-methodological assumptions that involve the construction of qualitative research. We consider that the objective was achieved, by contributing with a tool to promote Biology teaching that is committed to combating violence suffered by people from the LGBTQIA+ community at school.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo a produção de uma Sequência Didática (SD) para o ensino do significado da sigla LGBTQIA+, com foco na formação de professores/as, a fim de problematizar os conceitos de heteronormatividade e heterossexualidade compulsória, a partir de recortes da série Heartstopper. O estudo adota uma abordagem qualitativa, composta pelas seguintes etapas: (I) Planejamento: (a) assistir toda a série; (b) executar os recortes de cenas específicas para serem utilizadas ao longo da SD; (c) elaboração de uma apresentação de slides; (d) criação e montagem de um painel contendo as letras da sigla LGBTQIA+. (II) Aplicação: validação da SD entre um grupo de residentes do Programa Residência Pedagógica (PRP), subprojeto Biologia. Nesse processo, o licenciando, futuro professor de Ciências e Biologia, pôde se (trans)formar enquanto pesquisador iniciante, entrando em contato com pressupostos teórico-metodológicos que envolvem a construção de uma SD. Consideramos que o objetivo foi cumprido, ao contribuirmos com uma ferramenta para a promoção de um ensino de Biologia que seja comprometido com o enfrentamento às violências sofridas pelas pessoas da comunidade LGBTQIA+ na escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Fonseca Severo (leonardo.fonseca@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-03-06T21:54:05Z No. of bitstreams: 1 TCC Leonardo_.pdf: 2030185 bytes, checksum: 1a79aa3b33713cf0fdacf36a5f90fa80 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-03-07T11:58:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Leonardo_.pdf: 2030185 bytes, checksum: 1a79aa3b33713cf0fdacf36a5f90fa80 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-07T15:15:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Leonardo_.pdf: 2030185 bytes, checksum: 1a79aa3b33713cf0fdacf36a5f90fa80 (MD5) Previous issue date: 2024-02-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação para a sexualidadept_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectEducação e Mídiaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA SIGLA LGBTQIA+ A PARTIR DE RECORTES DA SÉRIE HEARTSTOPPERpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Leonardo Fonseca Severo.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.