Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4321
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Luciana Siqueira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0324273797464677 | pt_BR |
dc.creator | Severo, Leonardo Fonseca | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4974102864895137 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T15:15:11Z | - |
dc.date.available | 2024-03-06 | - |
dc.date.available | 2024-03-07T15:15:11Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4321 | - |
dc.description.abstract | The present research aims to produce a Didactic Sequence (DS) for teaching the meaning of the acronym LGBTQIA+, focusing on teacher training, in order to problematize the concepts of heteronormativity and compulsory heterosexuality, based on excerpts from the Heartstopper series. The study adopts a qualitative approach, consisting of the following steps: (I) Planning: (a) watch the entire series; (b) execute clippings of specific scenes to be used throughout the SD; (c) preparing a slide presentation; (d) creation and assembly of a panel containing the letters of the acronym LGBTQIA+. (II) Application: validation of DS among a group of residents of the Pedagogical Residency Program (PRP), Biology subproject. In this process, the student, future Science and Biology teacher, was able to (trans)form himself as a beginning researcher, coming into contact with theoretical-methodological assumptions that involve the construction of qualitative research. We consider that the objective was achieved, by contributing with a tool to promote Biology teaching that is committed to combating violence suffered by people from the LGBTQIA+ community at school. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo a produção de uma Sequência Didática (SD) para o ensino do significado da sigla LGBTQIA+, com foco na formação de professores/as, a fim de problematizar os conceitos de heteronormatividade e heterossexualidade compulsória, a partir de recortes da série Heartstopper. O estudo adota uma abordagem qualitativa, composta pelas seguintes etapas: (I) Planejamento: (a) assistir toda a série; (b) executar os recortes de cenas específicas para serem utilizadas ao longo da SD; (c) elaboração de uma apresentação de slides; (d) criação e montagem de um painel contendo as letras da sigla LGBTQIA+. (II) Aplicação: validação da SD entre um grupo de residentes do Programa Residência Pedagógica (PRP), subprojeto Biologia. Nesse processo, o licenciando, futuro professor de Ciências e Biologia, pôde se (trans)formar enquanto pesquisador iniciante, entrando em contato com pressupostos teórico-metodológicos que envolvem a construção de uma SD. Consideramos que o objetivo foi cumprido, ao contribuirmos com uma ferramenta para a promoção de um ensino de Biologia que seja comprometido com o enfrentamento às violências sofridas pelas pessoas da comunidade LGBTQIA+ na escola. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Leonardo Fonseca Severo (leonardo.fonseca@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-03-06T21:54:05Z No. of bitstreams: 1 TCC Leonardo_.pdf: 2030185 bytes, checksum: 1a79aa3b33713cf0fdacf36a5f90fa80 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-03-07T11:58:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Leonardo_.pdf: 2030185 bytes, checksum: 1a79aa3b33713cf0fdacf36a5f90fa80 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-03-07T15:15:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Leonardo_.pdf: 2030185 bytes, checksum: 1a79aa3b33713cf0fdacf36a5f90fa80 (MD5) Previous issue date: 2024-02-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Urutaí | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação para a sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject | Educação e Mídias | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA SIGLA LGBTQIA+ A PARTIR DE RECORTES DA SÉRIE HEARTSTOPPER | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Leonardo Fonseca Severo.pdf | 1,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.